
O Amazonas recebe neste sábado (20) mais 221.800 doses da vacina contra covid-19. É a nona remessa do Ministério da Saúde para o Amazonas – 180 mil da AstraZeneca e 41,8 mil da Coronavac.
Com isso, o total de vacinas recebidas pelo Estado chega a 1 milhão e 32 mil doses do imunizante. De acordo com o Plano Nacional de Imunização, o novo grupo contemplado não será a faixa das pessoas que tem de 50 a 59 anos e sim os que tem de 18 a a 59 anos com algum tipo de comorbidade.
Ate ontem à tarde (19), o vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas mostrava que 495.614 doses foram aplicadas em todo o estado, sendo 383.345, de primeira dose, e 112.269, de segunda dose.
O Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS), prevê que, até esta fase da vacinação, sejam contempladas pessoas que estejam nos seguintes grupos prioritários: indígenas aldeados, trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas institucionalizadas com deficiência.
Com esta nova carga, a prefeitura ainda deve anunciar qual grupo a ser contemplado. Mas, segundo o PNI, pessoas com comorbidades entre 18 e 59 aparecem logo depois do grupo de 60 anos.
Em Manaus, a Prefeitura destacou que a vacinação segue até o final da próxima semana para as pessoas de 60 anos ou mais, e, durante o tempo necessário, para idosos e trabalhadores da saúde que ainda precisam receber a segunda dose do imunizante.


