Portal Você Online

ADS e Innovatus vão lançar protótipo de secadora para castanha-do-Brasil

A parceria entre as duas instituições beneficiará extrativistas de castanha-do-Brasil, piaçava, juta e malva.

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), em parceria com a Innovatus, apresentará, na quinta-feira (4), os primeiros testes do protótipo da máquina secadora de castanha-do-Brasil.

A programação será realizada na sede da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, para produtores rurais e empreendedores.

“Na terceira fase do projeto, a ADS e a empresa Innovatus conduzirão os primeiros testes no protótipo. Os resultados desses testes resultarão na entrega de cinco máquinas secadoras, beneficiando organizações de quatro municípios no estado”, explicou a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga.

Advertisement

O chefe do departamento de negócios florestais da ADS, Jardel Luzeiro, destaca que a máquina é um produto inovador, fabricado no Polo Industrial de Manaus, e que trará benefícios significativos ao processo de secagem de castanha e de outros produtos.

“A Innovatus nos apresenta um produto que é a solução para a secagem da castanha, por exemplo. Isso contribuirá significativamente para reduzir o tempo de entrega desses produtos, bem como da juta, malva e piaçava. Além disso, a máquina evita a proliferação de fungos e aflatoxinas, que podem comprometer a aceitação e o valor dos produtos”, ressaltou.

A iniciativa foi acordada durante reunião realizada na sede da ADS, na última semana. Estiveram presentes a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, o chefe do Departamento de Negócios Florestais da ADS, Jardel Luzeiro, além dos representantes da Innovatus, Marcos Machado e Ewerton Ferreira.

Parceria

Em 2023, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) assinou um acordo de cooperação técnica com a empresa Innovatus, visando apoiar as atividades desenvolvidas junto aos extrativistas e empreendedores da agricultura familiar.

A parceria tem por objetivo resultar na produção de cinco máquinas secadoras, que serão destinadas aos municípios de Tefé, Barcelos, Iranduba e Manacapuru, beneficiando extrativistas de castanha-do-Brasil, piaçava, juta e malva.

“Além de proporcionar novas oportunidades de mercado, a iniciativa também trará melhorias significativas para os negócios locais”, destacou a diretora técnica da ADS.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *