Portal Você Online

Alexia Putellas vence o prêmio de melhor jogadora do mundo de 2022

A espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, conquistou pela segunda temporada seguida o prêmio Fifa The Best de melhor jogadora do mundo. Ela superou na votação a inglesa Beth Mead, do Arsenal, e a norte-americana Alex Morgan, do San Diego Wave.

– Eu não estava preparada para receber esse prêmio, muito obrigada a todos que votaram em mim. Eu gostaria também de dar os parabéns à Alex (Morgan) e Beth Mead, vocês merecem esse troféu também. Gostaria de agradecer minhas companheiras, corpo técnico, clube. Todos aqueles que trabalham no clube – declarou a espanhola.

– Mas acima de tudo eu gostaria de lembrar de todos aqueles que estiveram comigo todos os dias, não só agora, mas em toda a minha carreira. Eu sou o que sou hoje, um pedaço de cada um deles. Corram atrás dos seus sonhos – continuou.

Aos 29 anos, Alexia Putellas completa duas temporadas de total domínio nas premiações individuais do futebol feminino. A atacante espanhola venceu as eleições da Bola de Ouro e do Fifa The Best de 2021 e 2022.

O período de análise das atuações para o The Best atual foi de agosto de 2021 e dezembro de 2022. Além das competições de clubes, neste período foram realizados também os torneios continentais de seleções, no meio do ano passado.

Embora não tenha podido disputar a Eurocopa de 2022, por causa de uma lesão grave nos ligamentos do joelho, Alexia Putellas teve uma temporada 2021/22 de alto nível: foram 34 gols e 19 assistências em 42 partidas pelo Barcelona.

A atacante do Barça levantou os títulos da Copa do Rei e do Campeonato Espanhol na temporada anterior. A equipe também chegou na final da Liga dos Campeões, mas perdeu por 3 a 1 para o Lyon na decisão. Putellas foi a artilheira do torneio continental, com 11 gols. Nesta temporada, ela ainda não entrou em campo, devido à lesão no joelho.

Confira todos os vencedores do Fifa The Best:

  • Melhor jogador do mundo: Lionel Messi (Argentina, PSG)
  • Melhor jogadora do mundo: Alexia Putellas (Espanha, Barcelona)
  • Melhor treinador no futebol masculino: Lionel Scaloni (Argentina)
  • Melhor treinadora no futebol feminino: Sarina Wiegman (Holanda, seleção da Inglaterra)
  • Melhor goleiro do mundo: Emiliano Martínez (Argentina, Aston Villa)
  • Melhor goleira do mundo: Mary Earps (Inglaterra, Manchester United)
  • Prêmio Puskás (gol mais bonito): Marcin Oleksy (Polônia, Warta Poznan)
  • Fifa Fan Award: torcedores da seleção argentina
  • Fifa Fair Play: Luka Lochoshvili (Geórgia, Cremonese)
  • Seleção Fifpro feminina: Endler, Bronze, Williamson, Renard e Leon; Putellas, Walsh, Oberdorf; Alex Morgan, Sam Kerr e Mead.
  • Seleção Fifpro masculina: Courtois, Hakimi, Van Dijk e Cancelo; De Bruyne, Modric, Casemiro e Messi; Mbappé, Benzema e Haaland.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *