
Governadores de 23 estados brasileiros enviaram carta ao presidente Jair Bolsonaro solicitando que o Governo Federal abra mão de receitas e impostos recolhidos sobre o consumo de combustíveis para que os preços dos produtos derivados o petróleo sejam reduzidos.
“O que nós defendemos é uma conversa com a presidência e uma discussão profunda, técnica com os nossos secretários de Fazenda, sobre como é que a gente pode fazer essa composição tributária para que, efetivamente o preço do combustível possa baixar, levando em consideração ICMS, PIS/Cofins e Cide, que são tributos do Governo Federal”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.
Ele ressaltou que o tema precisa ser discutido e avaliado por todos os envolvidos. “É importante levar em consideração que quem estabelece preço de combustível é a Petrobras. É preciso chamar todos esses autores para entender como caminhar, nesse sentido. A questão dos combustíveis afeta todo mundo, toda a atividade econômica do país. Temos que discutir de forma muito madura e responsável”, avaliou o governador.