Portal Você Online

AM registra 49 ocorrências de crimes eleitorais

Os principais crimes foram compra de votos e boca de urna.

A Operação Eleições 2022, realizada pelos órgãos do sistema de Segurança Pública do Amazonas, registrou neste domingo (2), primeiro turno do pleito, 49 crimes eleitorais, totalizando 52 prisões, sendo 12 em flagrante e 40 de eleitores.

Dos crimes registrados, os principais foram por suspeita de compra de votos, totalizando 12 registros; seguido de boca de urna, com 11 delitos; e seis casos de falsidade ideológica na esfera eleitoral.

Registros mostram, ainda, a apreensão de mais R$ 16,4 mil em espécie e de 2,6 mil materiais de campanha. Também foram retidos nove veículos e duas armas de fogo.

Advertisement

Ao todo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou crimes eleitorais em Manaus e em outras 14 cidades do interior.

Em Manaus, na avenida Beira-Mar, no bairro Coroado, zona leste, um eleitor foi detido distribuindo santinhos, praticando crime de boca de urna. De acordo com relatório da SSP, o homem foi encaminhado para uma central de flagrante e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

No município de Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus), um eleitor foi preso por porte ilegal de arma e crime eleitoral. Com ele, os agentes de segurança apreenderam duas espingardas, uma quantia de R$ 7, mil, além de material de campanha.

A operação contou com o efetivo de mais de 6,5 mil agentes de segurança e 24 órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

No Amazonas, a eleição 2022 teve início às 07h e seguiu até às 16h, com exceção das cidades de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí, onde a votação foi das 06h às 15h.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *