Portal Você Online

Amazonas começará a vacinar abaixo de 60 anos, reabre zoológicos e lojas de acessórios


Governo decidiu manter o horário de restrição entre meia-noite e 6h pelos próximos 15 dias

O Amazonas já faz um levantamento do número de pessoas que estão incluídos na faixa etária abaixo dos 60 anos para começar a imunização de forma decrescente. O anuncio foi feito nesta sexta-feira (28) pelo secretário de Saúde do estado, Marcellus Campêlo, em live com o governador, Wilson Lima.

Segundo Campêlo, ontem ficou decidido em reunião tripartite, entre os Ministério da Saúde, estados e municípios, o início da imunização desse público. De acordo com ele, o estado recebeu o sinal verde para dar início a imunização.

Advertisement

No pronunciamento feito pelas redes sociais, o governador informou que vai prorrogar o decreto, “sem nenhuma alteração, apenas o retorno das aulas presenciais de forma hídrida a partir de terça-feira” e a reabertura das lojas de acessórios que poderão abrir aos sábados, o que até então era vedado.

A nova norma vai autorizar ainda a reabertura dos zoológicos, com ocupação limitada a 50% da capacidade de público com garantia da ventilação natural, além das demais medidas sanitárias.

Segundo ele a escola hoje é o ambiente mais protegido, além de garantir a segurança alimentar dos estudantes. “Os nossos alunos já tiveram um prejuízo muito grande por ficar parados”.

Ele afirmou que o Estado está entregando fardamento -que não era feito há sete anos -, material escolar, kits para os professores e outros assessorios para uso na sala de aula.

“Não é justo que shoppings, bares, restaurantes e parques estejam funcionando e as nossas crianças não estejam nas salas de aula e fiquem na rua”, disse o governador.

Vacinação

O governador anunciou que 95% das vacinas recebidas do governo federal já foram distribuídas e que o Estado mantém apenas uma reserva técnica. Nesta semana, estão indo para o interior para agilizar a vacinação.

“Tem município com 30% de vacinação. Há uma preocupação nossa de evitar o vencimento do prazo de validade. O que a gente tiver de vacina tem que colocar no braço do cidadão, do povo”, encerrou Wilson Lima.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *