Além das 17 medalhas os paratletas também obtiveram dois recordes escolares. Os paratletas amazonenses seguem com possibilidade de conquistas no atletismo, badminton, halterofilismo, tênis de mesa e natação.
O primeiro dia de disputas na fase final das Paralimpíadas Escolares 2023 rendeu 17 medalhas para a delegação amazonense de paradesporto.
Além dos êxitos conquistados no atletismo, natação e halterofilismo, o Amazonas também foi responsável pela quebra de dois recordes escolares.
Os nomes dos recordistas escolares amazonenses são figuras conhecidas nas Paralimpíadas Escolares 2023. Tratam-se de Manassés Santos e Wesley Oliveira, que já tinham sido recordistas na etapa regional em Brasília, ocorrida entre agosto e setembro deste ano.
No lançamento de disco e na corrida dos 1.500 metros, Manassés e Wesley, respectivamente, marcam história na competição.
Manassés, de 15 anos, agora é detentor de dois recordes na história das Paralimpíadas Escolares. Em Brasília, o êxito aconteceu na prova do lançamento do dardo.
E Wesley, 17, superou sua própria marca na fase derradeira da competição, que agora reúne paratletas de todos estados do país, além do Distrito Federal.
Oportunidade
Com duas edições no quadro de modalidades em disputa das Paralimpíadas Escolares, o halterofilismo segue sendo uma novidade para os paratletas que participam das suas organizações.
Para a aluna Emily Botelho, entretanto, conquistar medalhas na modalidade estreante é visto com naturalidade.
Treinador e responsável técnico pela equipe amazonense de halterofilismo nas Paralimpíadas Escolares 2023, Getúlio Oliveira ressaltou a relevância do incremento do esporte na etapa inicial da vida de um atleta, o momento escolar.
Getúlio também é docente da rede estadual de ensino e foi quem descobriu o atual campeão de halterofilismo dos Jogos Parapan-Americanos 2023, o ex-aluno da Escola Estadual (EE) Antônio da Encarnação Filho, Lucas dos Santos.
Os paratletas amazonenses seguem, nesta quinta-feira (30), com possibilidade de conquistas em todas as modalidades em que participam: no atletismo, badminton, halterofilismo, tênis de mesa e natação.
Na última edição da fase final das Paralimpíadas Escolares, o resultado do Amazonas foi a conquista de 34 medalhas.
Quadro de medalhas
O Amazonas finalizou o primeiro dia com sete medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e cinco de bronze conquistadas. Os vencedores são:
Ouro
- Manassés (Lançamento de Disco, Recorde Escolar)
- Manassés (Lançamento do Dardo)
- Marcelo Henrique (100m Peito – Natação)
- Samuel Miranda (Lançamento do Disco)
- Samuel Miranda (Arremesso de Peso)
- Wesley Oliveira (1.500m, Recorde Escolar)
- Kauã Barbosa (1.500m)
Prata
- Joaquim Filho, atleta guia (1.500m)
- Kauã Barbosa (100m)
- Emily Botelho (Halterofilismo)
- Marcos Biazze (1.500m)
- Marcos Biazze (Lançamento de Disco)
Bronze
- Adriano Silva (salto em distancia)
- Wellington Carlos (Salto em Distância)
- Ludmarlon Rocha (1.000m)
- João Matheus (Arremesso de Peso)
- Wesley Oliveira (100m)