
O Amazonas FC garantiu sua vaga na final do Campeonato Amazonense após vencer o Manauara nos pênaltis na última segunda-feira (24). Além do desempenho em campo, o time chama atenção pelo número de jogadores estrangeiros integrados ao elenco.
Atualmente, cinco jogadores do Amazonas são estrangeiros. Apenas em fevereiro, o clube contratou o colombiano Larry Vásquez, os uruguaios Kevin Ramírez e Diego Zabala, além do equato-guineense Carlos Akapo. Em janeiro, o clube já havia anunciado a chegada do colombiano Jonathan Estiven.
Outros dois jogadores ainda não foram anunciados oficialmente, mas estão em processo de finalização de contratação, incluindo o equatoriano Bryan Cabezas.
“Isso tem sido uma tendência no Brasil, não só no Amazonas. Não apenas na Série B, mas em todos os maiores centros, os clubes têm buscado essa opção de jogadores sul-americanos, principalmente por uma questão financeira. Sabemos que, hoje, os atletas brasileiros, principalmente em termos de custo, são muito caros”, afirmou o executivo de futebol do Amazonas FC, Ricardo Lecheva
O executivo destacou que o Amazonas FC segue de olho no mercado estrangeiro e que os jogadores sul-americanos estão mais abertos a novos desafios, tornando-se uma alternativa estratégica para os clubes brasileiros.
“Em contrapartida, você encontra jogadores sul-americanos, se não com a mesma qualidade técnica, bem próximos, ou em alguns casos até melhores, e por um preço mais acessível. Então, isso acaba sendo um atrativo muito interessante para todos os clubes, e o Amazonas também não poderia ficar de fora dessa onda”, disse ele.
O futebol nacional tem se tornado um mercado cada vez mais atrativo para atletas estrangeiros, especialmente na região Norte, onde o reconhecimento do futebol local tem crescido. No entanto, ainda há desafios, especialmente em relação à logística.
“Sempre tivemos dificuldades aqui por conta da logística, mas o futebol brasileiro é um grande atrativo para jogadores sul-americanos. Estamos em uma fase de expansão, e o Amazonas tem ficado atento a isso, oferecendo oportunidades. Temos jogadores como Akapo, que é capitão de seleção, e Zabala, que já disputou a Libertadores”, ressaltou Lecheva.
Posições dos jogadores estrangeiros no Amazonas FC
- Carlos Akapo – Lateral-direito
- Larry Vásquez – Volante
- Kevin Ramírez – Meia
- Diego Zabala – Meia
- Jonathan Estiven- Atacante
Próximos desafios
O Amazonas FC chegou à final após garantir vaga direta às semifinais, fase em que eliminou o Manauara nos pênaltis, depois de um empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.
A final do primeiro turno do Campeonato Amazonense entre Amazonas e Manaus acontece no próximo dia 9 de março, a partir das 17h, na Arena da Amazônia
Elenco completo do Amazonas
Goleiros: João Lopes, Pedro Caracoci, Robson, Renan;
Lateral-direito: Tiago Cametá, Bernardo, Luiz Felipe, Thomas Luciano, Carlos Akapo;
Zagueiros: Fabiano, Wellington Nascimento, Iverton, Thiago Spice, Zé Gabriel;
Lateral-esquerdo: Raimar, Alyson;
Volantes: PH, Xavier, Robertinho, Bruno Ramires, Pará, Maciel, Eliton Júnior, Larry Vasquez;
Meia-armador: Diogo Carlos, Rafael Tavares, Théo Henrique, Yuri, Diego Zabala;
Extremos: Cocote, Jonny Uchuari, Gustavo Ermel, William Barbio, Pedro Bahia, Luquinhas, Will, Jonathan, Kevin Ramírez, Vinicius Belotti;
Atacantes: Sassá, Luan Santos, Wanderson e Vitão.