Portal Você Online

Amazonas irá ampliar programa de identificação precoce da Aids

Com a implantação do Circuito Rápido da Aids Avançada, espera-se um aumento significativo na detecção precoce da infecção pelo HIV e, consequentemente, na redução das complicações decorrentes da Aids.

O Amazonas se prepara para implementar, na modalidade piloto, o Circuito Rápido da Aids Avançada, do Ministério da Saúde, voltado para a priorização da redução do tempo entre o diagnóstico do HIV e o início de profilaxia/tratamento das infecções oportunistas, nos pacientes identificados em situação de AIDS Avançada (quando há comprometimento do sistema imunológico), reduzindo consequentemente, a morbimortalidade das pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA).

No Amazonas, o piloto estará presente em Manaus e em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Secretarias Municipais de Saúde de Manaus e de Parintins.

Advertisement

Na quinta-feira (18), a FVS-RCP recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde, além de representantes das demais instituições parceiras da iniciativa no estado, como a Semsa de Manaus.

No estado, a faixa etária a apresentar o maior índice da doença é de 30 a 39 anos, com percentual de 30%. Logo atrás estão as faixas etárias de 20 a 29 anos (28%); 40 a 49 anos (22%); 50 a 59 anos (10%); 60 anos ou mais (5%) e 15 a 19 anos (4%).

“Com a implantação do Circuito Rápido da Aids Avançada, espera-se um aumento significativo na detecção precoce da infecção pelo HIV e, consequentemente, na redução das complicações decorrentes da Aids.

O programa permitirá dar mais velocidade ao acesso aos testes rápidos e ao tratamento especializado”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A reunião na FVS-RCP ocorre posteriormente à programação de visitas técnicas do Ministério da Saúde à Clínica da Família Dr. Antonio Reis, à Policlínica Dr. Antonio Comte Teles, à Unidade Básica de Saúde (UBS) Ajuricaba e à FMT-HVD. As visitas técnicas foram realizadas na quarta-feira (17) e quinta-feira (18).

A coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s, na FVS-RCP, Luciana Koba, acrescenta que, com a iniciativa piloto, o paciente será submetido a quatro testes rápidos que, juntos, conseguem levar ao diagnóstico de infecções oportunistas mais rapidamente.

“Com esses exames, é possível identificar, rapidamente, se trata-se de paciente com Aids avançada e se está com infecções que se oportunizam desse tipo de público, como as infecções criptococose, tuberculose e histoplasmose”, detalha.

Circuito Rápido da Aids Avançada

O Circuito Rápido da Aids Avançada é um projeto inovador que busca agilizar o acesso ao diagnóstico e tratamento da Aids.

Através de estratégias de testagem rápida e acompanhamento médico especializado, o programa tem como objetivo identificar precocemente a infecção pelo HIV e oferecer cuidado abrangente às pessoas em estágio avançado da doença.

Doença


Aids é a Síndrome de Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.

O vírus causador da Aids é transmitido por meio relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas com pessoa que possua o HIV, pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, de mãe soropositiva durante a gestação.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *