
A Federação Amazonense de Futebol Americano e Flagfootball do Amazonas (Fefafam) divulgou a tabela de jogos do Campeonato Amazonense de Flagfootball feminino, que vai acontecer nos dias 15 e 16 de novembro, na Vila Olímpica de Manaus, Zona Centro-Oeste, com entrada gratuita.
Ao todo, quatro equipes estarão na disputa: as nove vezes campeãs, Valkyrias, o Amazonas, Boa Vista Nornas, time convidado de Roraima, e o Manaus Cavaliers.
No sábado (15), dia de etapa classificatória, a programação começa às 8h, com o jogo entre Valkyrias e Amazonas; depois, às 9h30, entram em campo, Nornas e Cavaliers. Às 11h, o Nornas joga novamente, agora contra o Valkyrias; em seguida, às 13h, Cavaliers e Amazonas se confrontam; depois, às 14h30, Cavaliers e Valkyrias, e às 16h, Amazonas e Nornas fecham a 1ª fase. No domingo (16), o campeonato chega às semifinais, às 8h15, e à final, às 10h.
O presidente da Federação, Moisés, disse que o Amazonas é um Estado com tradição no Flag, e acredita que o campeonato fortalece o esporte, mais uma vez: “hoje somos top cinco do Brasil, com as Valkyrias, e isso é um marco; mostrar que nós somos, além de tradicionais, capazes técnica e estruturalmente, e que nós temos grandes times aqui no nosso Estado”.
Pós-Superfinal
A competição acontece três semanas após a Superfinal de Flag, que contou com a participação das equipes Valkyrias e Amazonas. As duas representantes do AM nacionalmente agora se enfrentarão no Amazonense, com força de vontade para mais essa batalha.O head coach da equipe, Nazareno Mendonça, falou sobre os preparativos para o campeonato local: “essa semana estamos de folga devido ao alto nível de competição que tivemos nesse Brasileirão, e semana que vem voltamos com força total aos treinos, porque não podemos baixar nenhum momento o ritmo, senão os adversários chegam, então a preparação vai continuar forte”, destaca.
Sobre o desempenho do time na Brasileiro, o 5⁰ lugar geral, Nazareno avalia como positivo: “claro, queríamos medalhar, mas ser o quinto melhor time do Brasil entre mais de 100 times é uma ótima colocação”.
Do lado do Amazonas, o treinador Samuel de Paula disse que, em princípio, o time, que ficou em 12⁰ no Brasileirão, tinha decidido não participar do Amazonense devido ao calendário “apertado”, mas depois a equipe mudou de ideia.
“Como previsto, nossas atletas sentiram o desgaste de uma Super final, principalmente as atletas que tiveram que ‘dobrar’ (jogar ataque e defesa), porém como houve uma movimentação para nossa participação, aceitamos”, explica.
E já que o Amazonas estará na disputa, Samuel também falou da preparação do time até o dia 15: “vamos ter essa semana para tentar recuperar ao máximo e a outra semana, vamos ter treino em campo para revisarmos as jogadas e o plano de jogo, mas tudo com baixa intensidade”, garante.


