O ano letivo na rede pública de ensino em 2024 teve início nesta quarta-feira (7), em todo o Amazonas. São quase 400 mil alunos às salas de aula de todo o Estado.
Na Zona Oeste de Manaus, o governador Wilson Lima ao dar o ponta pé inicial para os alunos, também anunciou a inauguração de novos laboratórios de robótica, os Espaços Makers, e um projeto voltado a educação tecnológica, além da ampliação da oferta do ensino bilíngue no estado no projeto Jovem Bilíngue.
Jovem Bilíngue
De acordo com o governo, as aulas do projeto Jovem Bilíngue serão realizadas uma vez na semana, no contraturno do horário escolar dos alunos selecionados, durante três anos.
Para concorrer a uma vaga do projeto, os alunos deverão atender aos requisitos básicos previstos no edital, entre os quais, ter idade mínima de 14 anos e estar cursando a 1ª série do Ensino Médio Regular.
As mil vagas serão preenchidas seguindo os percentuais de 60% para os que têm Cadastro Único (CadÚnico) (600 vagas); e 40% para ampla concorrência, entre as quais 20% (80 vagas) serão destinadas aos alunos com deficiência.
Caso não haja candidatos classificados suficientemente para atender às vagas destinadas aos candidatos com inscrição no CadÚnico e PCDs, estas vagas serão remanejadas automaticamente para Candidatos-Geral que atendam aos requisitos do edital.