Após piloto apagar, passageiro sem experiência pousa avião

Piloto Passageiro

Um passageiro sem experiência de pilotagem, mas aparentemente com algum conhecimento básico em aviação, conseguiu pousar um avião Cessna Caravan na Flórida ontem (10), depois que seu piloto passou por uma emergência médica. O vídeo a seguir mostra o momento do pouso:

Conforme a gravação das comunicações de tráfego aéreo no vídeo a seguir, publicado pelo canal VASAviation no YouTube, o passageiro entra em contato com o controlador de tráfego aéreo dizendo: “Tráfego, N333LD, você me ouve?”.

Ao receber a resposta “Caravan 333LD, Torre de Fort Pierce”, o passageiro continua: “Eu tenho uma situação séria aqui sobre meu piloto. Ele está ‘incoerente’. Não tenho ideia de como voar o avião, mas estou mantendo 9.100”.

Vejo o áudio da conversa do passageiro com a torre de controle (abaixo). O diálogo é traduzido logo após o vídeo:

Após a mensagem, o controlador de tráfego pergunta qual era a posição dele, e ele responde que não tem a menor ideia, mas que tinha a costa à frente.

Veja a seguir a sequência das mensagens:

Controlador: Você sabe como operar o transponder? Consegue selecionar 7700?

Passageiro: Repita a frequência para selecionar.

Controlador: Se possível, digite 7700 em seu transponder.

Passageiro: 7700.

Controlador: Você pode descrever novamente a situação?

Passageiro: O piloto está incoerente. (Nota: provavelmente ele queria dizer que o piloto estava inconsciente ou incapacitado)

Controlador: A mensagem veio um pouco falhada. Qual a situação com o piloto?

Passageiro: Ele está incoerente. Ele está apagado.

Controlador: Entendido. Tente manter as asas niveladas e veja para mim se você consegue começar a descer. Empurre os controles e desça em uma razão bastante suave.

Passageiro: Sim, eu estou descendo neste momento a 550 pés por minuto e passando 8.640.

Controlador: Entendido. Continue descendo e tente nivelar a 5.000 pés.

Passageiro: Qual rumo você quer que eu vá? Dê-me outro rumo, eu tenho controle. Todos os meus eletrônicos devem me ajudar a virar.

Controlador: Mantenha as asas niveladas e apenas tente seguir a costa, seja para o Norte ou para o Sul. Estamos tentando localizar você.

Passageiro: Passando 8.600.

Controlador: Se possível, aperte o botão IDENT no transponder.

Passageiro: Qual é esse?

Controlador: No transponder, existe um botão que diz IDENT. Aperte o botão IDENT para mim.

Controlador: Se possível, eu tenho uma frequência para você colocar no seu rádio. É a 132.15. Essa é a aproximação de Palm Beach. Eles devem ter uma ideia melhor de onde você está.

Controlador: Você copiou a frequência 132.15?

Passageiro: Não.

Controlador: Sem problema. Apenas continue, mantenha as asas niveladas, mantenha 5.000 pés e siga a costa, e novos vamos tentar encontrar você no radar.

Passageiro: Okay.

Controlador: Palm Beach está me dizendo que você está a cerca de 20 milhas a Leste de Boca Raton. Continue voando para o Norte sobre a praia e vamos tentar te passar mais algumas instruções. Continue, mantenha 5.000 pés, rumo Norte sobre a praia.

Controlador: Você tem um celular com você?

Passageiro: Sim, nós temos.

Controlador: Se você consegue me entender, eu tenho um número de telefone para você: 305-716-xxxx (o número foi omitido na gravação). Se você entendeu isso, faça uma ligação para mim com seu celular, se possível.

Controlador: A aproximação de Palm Beach vai conversar com você. Eles vão direcionar você para o aeroporto de Palm Beach. Você deve ouvi-los nessa frequência em instantes.

Após essa mensagem, não há mais gravação das comunicações do passageiro e do controlador de tráfego aéreo.

Depois, quando o controlador de tráfego da Torre de Palm Beach passainstruções para um avião comercial da American Airlines, ele informa: “Aguarde ao lado da pista 10L. Pode levar alguns minutos. Você acaba de testemunhar alguns passageiros pousando aquele avião.”

O piloto da American confirma as instruções, e o controlador então complementa: “Cara, eles fizeram um ótimo trabalho!”.

O piloto então responde: “Você disse que os passageiros pousaram aquele avião?”. E ao receber a confirmação do controlador, o piloto continua: “Ah meu Deus, isso foi um ótimo trabalho!”.

O controlador ainda continua: “Sem nenhuma experiência de voo. Nós tivemos um controlador que os orientou ao pouso. Eu acho que ele é um instrutor de voo”. E o piloto conclui: “Épico!”

O monomotor Cessna 208 pousou com sucesso no Aeroporto Internacional de Palm Beach por volta das 12h30 da terça-feira. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do piloto.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *