Portal Você Online

Após visita a Cuba e Venezuela, ministro russo encontra Lula

O chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar do Rio de Janeiro até Brasília para um encontro com o presidente Lula (PT). A reunião entre o enviado de Vladimir Putin e o petista aconteceu na noite desta quinta-feira (22) no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Lula disse que irá a Rússia este ano para reunião dos Brics.

Lavrov estava no Rio para a reunião de ministros de Relações Exteriores do G20, o grupo das maiores economias do mundo. Antes ele esteve em Cuba e na Venezuela.

Inicialmente, a previsão era que ele voasse para Brasília no avião oficial do governo russo, mas havia um risco de desabastecimento da aeronave. Isso porque a empresa responsável por abastecimento na capital federal não poderia fornecer combustível devido a sanções impostas pelos Estados Unidos em resposta à guerra na Ucrânia.

Advertisement

Por conta disso, o avião da FAB foi liberado pelo governo Lula como forma de driblar as sanções internacionais impostas ao governo Putin.

Após o encontro com Lula, Lavrov voltou ao Rio de Janeiro e iria retomar sua viagem na aeronave oficial da Rússia até o Marrocos.

“Acontece que aqui no Brasil praticamente não existem empresas que abastecem aeronaves que não sejam de propriedade de corporações ocidentais. Mas quero destacar a atuação dos anfitriões brasileiros, que fizeram de tudo para resolver essa questão”, disse o chanceler de Vladimir Putin, segundo a agência russa de notícias Sputnik.

Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que o presidente e o chanceler discutiram temas da agenda bilateral, questões globais e os debates ocorridos no G20. Ainda segundo o comunicado, o brasileiro confirmou ao russo que irá à Rússia para a próxima cúpula do Brics.

“O chanceler Lavrov expôs as posições da Rússia em relação ao conflito na Ucrânia. O presidente Lula reiterou a posição de que o Brasil continua disposto a colaborar com os esforços em favor da paz”, afirmou.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *