Portal Você Online

‘APP Cidadão’ informará amazonenses sobre clima e situação da estiagem

A Defesa Civil do Amazonas e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) iniciaram a campanha de conscientização, prevenção e preparação da população para a estiagem de 2026, além da divulgação do APP Cidadão, ferramenta que reúne alertas e informações oficiais da Defesa Civil.

A ação segue até quinta-feira (25) e ocorre justamente no período de maior fluxo de passageiros para o Festival de Parintins, quando milhares de pessoas utilizam os transportes hidroviário e rodoviário no estado. A movimentação potencializa o alcance das orientações e permite que as informações preventivas cheguem a um número maior de pessoas.

A campanha utilizará a capilaridade dos sistemas de transporte regulados pela Arserpam para ampliar o acesso da população a informações de utilidade pública. Ao todo, 50 agentes da Defesa Civil do Amazonas participarão da mobilização.

Um dos principais objetivos da campanha é incentivar o download e a utilização do APP Cidadão, ferramenta que permite aos usuários receber alertas meteorológicos e de emergência, acompanhar informações oficiais da Defesa Civil, acessar orientações preventivas e comunicar ocorrências.

A iniciativa também abordará temas relacionados aos impactos da estiagem, à prevenção de incêndios florestais, aos cuidados com a saúde durante períodos de fumaça e baixa umidade, ao uso consciente da água, à segurança na navegação durante a vazante dos rios e às medidas de autoproteção em situações de risco.

Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, coronel Clóvis Araújo, a campanha reforça a importância da prevenção e do acesso à informação para reduzir os impactos dos eventos climáticos extremos.

“Nosso objetivo é preparar a população com antecedência para os desafios que poderão ser enfrentados durante a estiagem de 2026. A informação salva vidas, e essa parceria com a Arserpam amplia significativamente nossa capacidade de alcançar os cidadãos em diferentes regiões do estado”, destacou o secretário.

O diretor-presidente da Arserpam, Ricardo Lasmar, destacou que a parceria fortalece o papel da Agência na promoção da segurança e da orientação aos usuários do transporte intermunicipal, especialmente neste período de intenso fluxo de passageiros em razão do Festival de Parintins.

“Este é um momento estratégico para levar informação à população. Com o aumento da movimentação de passageiros durante o Festival de Parintins, conseguimos ampliar o alcance das orientações e conscientizar um número ainda maior de pessoas sobre a importância da prevenção e dos cuidados durante o período de estiagem”, disse Ricardo Lasmar.

A iniciativa integra as ações de planejamento antecipado do Governo do Amazonas para o enfrentamento da estiagem de 2026, fortalecendo a cultura de prevenção e promovendo maior aproximação entre a população e os órgãos de Proteção e Defesa Civil.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *