Um dos maiores investimentos educacionais da iniciativa privada no Brasil, projeto tem o objetivo de preparar os profissionais do amanhã para as fábricas do futuro
A Ardagh Metal Packaging (AMP), empresa do Ardagh Group e uma das líderes globais na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, vai investir R$ 25 milhões nos próximos dez anos na formação de 2.500 professores da rede pública de ensino, nas áreas de Robótica e de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), envolvendo escolas públicas de Manaus (AM), Alagoinhas e Jacareí (SP), e cidades onde a Ardagh mantém unidades produtivas.
A primeira ação do projeto, iniciada no 2º semestre de 2023, mapeou as condições atuais das escolas públicas de Manaus, em interlocução com as autoridades locais. Com base neste levantamento serão definidos os professores e escolas que farão parte da iniciativa.
O projeto prevê também a capacitação de jovens em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), abrindo oportunidades profissionais a uma parcela vulnerável da população que não concluiu a formação básica e encontra dificuldades para se inserir e crescer no mercado de trabalho.
Ao capacitar professores e ampliar seus conhecimentos e os de seus alunos em robótica e STEM, o projeto atua estrategicamente na qualificação de crianças e jovens para o futuro do trabalho, em meio a uma realidade marcada por deficiências básicas na educação do país.
“Ao capacitarmos professores e ampliarmos seus conhecimentos e os de seus alunos em robótica e STEM, estamos atuando estrategicamente na qualificação de crianças e jovens para o futuro do trabalho, em meio a uma realidade marcada por deficiências básicas na educação do país, o que dá a dimensão da importância desta iniciativa”, explica a diretora de Sustentabilidade da Ardagh Metal Packaging no Brasil, Elisangela Matos.
A multiplicação dos conhecimentos em sala de aula poderá beneficiar quase 200 mil estudantes do ensino fundamental dessas três localidades, com o aprendizado de competências e habilidades requeridas dos profissionais que vão atuar nas empresas e fábricas no futuro. A AMP já realiza o programa em outros países onde atua, como Alemanha e Estados Unidos, e agora chegou a vez do Brasil.
Segundo o PISA, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, de 2018, 68,1% dos estudantes brasileiros, com 15 anos, não possuem o nível básico em Matemática e 55%, em Ciências.
Além disso, apenas 13% dos professores de escolas públicas, segundo a pesquisa TIC Educação, de 2020, são formados para usar linguagem de programação e robótica em sala de aula – temas cruciais para um futuro dominado por dados, algoritmos e automação.
O Serviço Social da Indústria (SESI) foi o parceiro técnico escolhido para implementar o projeto no Brasil, sendo responsável por toda metodologia educacional, as atividades de formação e avaliação. Esse processo de escolha começou em 2021 e se estendeu por 2 anos, período em que foram avaliadas quase uma dezena de instituições educacionais no país.
“O SESI cumpriu todos os requisitos técnicos exigidos e se destacou na qualidade dos conteúdos, no suporte oferecido aos professores em sala de aula e na capacidade de escalar sua metodologia educacional para as comunidades onde estamos”, pontua Elisangela.
De olho nos resultados
Um dos pontos-chave do projeto será acompanhar de perto o desenvolvimento dos professores e alunos atendidos, tanto no ensino quanto no aprendizado dos conhecimentos em robótica e STEM. O time educacional do SESI fará visitas técnicas periódicas às escolas dos municípios, no intuito de avaliar, do ponto de vista pedagógico, se o que foi treinado com os professores está sendo transmitido em sala de aula para os alunos.
O impacto no aprendizado dos estudantes, por sua vez, será medido por dois estudos recorrentes. O primeiro é o de Avaliação de Impacto, que compara o desempenho de alunos que receberam o treinamento em robótica e STEM com os que não receberam. O segundo é um Estudo Longitudinal, que vai monitorar o desenvolvimento de uma amostra de estudantes nos dez anos de duração do projeto.
Sobre a Ardagh Metal Packaging (AMP)
A Ardagh Metal Packaging (AMP), uma empresa Ardagh Group, é uma das líderes globais na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, com três unidades de produção no Brasil – fábricas de latas em Jacareí (SP) e Alagoinhas (BA) e uma fábrica de tampas em Manaus (AM).
O escritório central está localizado em São Paulo. Globalmente, a AMP opera 24 instalações de produção nas Américas e Europa, empregando 5.800 funcionários e com receita de US$ 4 bilhões em 2021. A AMP é controlada pela Ardagh Group, que possui 75% dessa empresa e é listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque sob o código AMBP. Para mais informações sobre a Ardagh Metal Packaging no Brasil, acesse: www.ardaghmetalpackaging.com/brazil-pt.