Portal Você Online

Assayag vence Brena Dianná, apoiada por Wilson Lima, em Parintins

Mateus Assayag (PSD) venceu a candidata Brena Dianná (União Brasil) na disputa pela Prefeitura de Parintins (a 369 quilômetros de Manas). Mateus Assayag têm Vanessa Gonçalves (MDB) como sua vice.

Candidato apoiado pelo atual preito Bi Garcia (PSDB), Assayag obteve pouco mais de 49% dos votos. Brena Dianná ficou com 44% nas urnas. A coligação de Assayag – Parintins Em Primeiro Lugar – contou com o apoio dos partidos Republicanos, PDT, Podemos, Cidadania, PSDB, PC do B, PT, PV, MDB, PL, Avante e PSD.

Bi Garcia está no segundo mandato e fez o sucessor na disputa contra Brena Dianná, que teve o apoio do governador Wilson Lima.

A campanha em Parintins foi marcada por polêmicas na reta final.  A coligação de Mateus Assayag publicou vídeo nas redes em que ex-secretários do Governo do Amazonas aparecem conversando sobre usar policiais militares para prejudicar a campanha dele.

O MPAM (Ministério Público do Amazonas) instaurou inquérito para apurar se houve ações coordenadas por ex-secretários para interferir na eleição em Parintins. Os então secretários Fabrício Rogério Cyrino Barbosa (Administração), Marcos Apolo Muniz de Araújo (Cultura e Economia Criativa), e o ex-diretor da Cosama, Armando do Vale, foram exonerados.

A Polícia Federal também deflagrou a Operação Tupinambarana Liberta. A ação foi para combater crimes de associação criminosa, corrupção eleitoral, abolição do estado democrático de direito, utilização de violência para obter votos e impedir o exercício de propaganda eleitoral envolvendo os ex-secretários.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *