Portal Você Online

Atividade física no RespirAR proporciona qualidade de vida aos participantes

Qualidade de vida e bem-estar, são essas duas palavras que, por meio das atividades físicas do Programa RespirAR, têm mudado a vida da aposentada Ana Maria Dias e de Rosimar Dutra. Frequentadores assíduos do núcleo na Vila Olímpica de Manaus, complexo esportivo administrado pelo Governo do Amazonas, que tem sido referência em combate ao sedentarismo.

“A Vila Olímpica abrange várias atividades esportivas, para todas as idades. Quando se trata de idosos, o RespirAR conta com profissionais qualificados para trabalhar com aulas práticas que vêm transformado a vida de diversos amazonenses”, destacou o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Dona Ana Dias chegou ao núcleo da Vila Olímpica com fortes dores no ombro, que limitavam seus movimentos. Após o processo da fisioterapia e com resultados positivos, Ana foi encaminhada para atividade física.

Advertisement

“Aqui eu tenho qualidade de vida e consigo me sentir uma pessoa realizada. Antes eu não podia cuidar da minha casa e, hoje, tenho saúde para isso. Por meio das atividades físicas aqui do RespirAR eu voltei a fazer minhas tarefas diárias”, comentou dona Ana Dias, de 66 anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os benefícios da atividade física para os idosos vão além do aspecto físico. A prática regular de exercícios contribui significativamente para a saúde mental, reduzindo o estresse, a ansiedade, promovendo bem-estar emocional, elevando a autoestima, além de prevenir diversas doenças.

“Eu estava em um início de depressão, depois que vim para Vila Olímpica, minha vida mudou totalmente. Como eu venho três dias na semana, eu tiro um dia para correr, e estou me sentindo superbem”, ressaltou o participante do RespirAR, Rosimar Dutra.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *