Deixando a posição de presidente da Potássio do Brasil que atua em Autazes, no Amazonas, Adriano está entre os mais renomados engenheiros de minas brasileiros, com atuação nacional e internacional

A Belo Sun Mining Corp., mineradora com forte atuação no Pará nomeou ontem (23) o Engenheiro de Minas, Adriano Espeschit, com mais de 35 anos de atuação em projetos de mineração, seu novo presidente baseado no Brasil para liderar as operações da Companhia no país. Em nota aos investidotes a Companhia anunciou uma nova fase de “transformação” e “um novo capítulo voltado para a disciplina estratégica, a liderança nacional e a execução focada”. A Belo Sun atua no Brasil com foco principal em seu Projeto de Ouro Volta Grande, em Senador José Porfírio, vizinho a Altamira no estado do Pará.
Neste mesmo anúncio aos investidores, a Belo Sun destacou que seus acionistas aprovaram uma importante renovação da estrutura de governança da Companhia durante a Assembleia Geral Ordinária da multinacional. Quatro novos diretores foram eleitos para o Conselho de Administração da Companhia, cada um trazendo consigo profunda e complementar expertise em desenvolvimento de minas, processo de licenciamento brasileiro, mercado de capitais e operações brasileiras.
São eles Clovis Torres, que também assumirá como CEO interino, Carlos Bertoni, Boris de Vries e Jack Lunnon. Hoje, quatro dos seis diretores são brasileiros ou trabalharam extensivamente no Brasil ao longo de suas carreiras. Essa nova composição do Conselho reflete o foco aguçado da Companhia na geração de valor de longo prazo e na execução responsável de projetos no Brasil.
Sobre o novo presidente, Adriano Espeschit, a nota destacou que o executivo ficará baseado em Belo Horizonte (MG) e reportando-se diretamente ao Conselho, liderará o engajamento com órgãos regulatórios e governamentais no Brasil, a coordenação com stakeholders e a preparação para a construção do Projeto de Ouro Volta Grande.
O anúncio oficial da empresa também destaca que Espeschit é um executivo amplamente respeitado no setor de mineração brasileiro e ingressa na empresa vindo da Potássio do Brasil, subsidiária da Brazil Potash, onde liderou com sucesso o processo de licenciamento do Projeto Potássio Autazes, principal projeto da empresa.
Com mais de 35 anos de experiência em desenvolvimento e operação de minas — incluindo engajamento ativo com stakeholders indígenas e regulatórios —, ele traz a liderança e a credibilidade necessárias para o avanço do Projeto de Ouro Volta Grande, com responsabilidade e eficiência.
Sobre Adriano Espeschit
Seus cargos anteriores incluem Diretor Executivo na J. Mendo Consultoria, Diretor de Operações na Mirabela Nickel, Gerente Geral nas operações de Mount Keith da BHP Billiton na Austrália, Líder de Projetos na Shell Canadá e Gerente Geral do Projeto de Cobre Sossego da Vale no estado do Pará, Brasil.
Espechit é membro da Sociedade de Mineração, Metalurgia e Exploração – SME nos Estados Unidos, do Instituto Canadense de Mineração, Metalurgia e Petróleo – CIM e do Instituto Australasiano de Mineração e Metalurgia – AusIMM. Ele é bacharel em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP).
Sobre a empresa
A Belo Sun é uma mineradora de capital canadense focada no desenvolvimento do Projeto de Ouro Volta Grande, no estado do Pará, Brasil. A Belo Sun é negociada na Bolsa de Valores de Toronto sob o símbolo “BSX” e na OTCQX sob o símbolo “BSXGF”.
Confira a nota da Belo Sun: