
No próximo dia 1º. de março, sábado de Carnaval, será realizada a segunda edição do Bloco “Esturro da Onça” na comunidade N.S. do Livramento, zona rural de Manaus.
O bloco tem início a partir das 18h, mas durante todo o dia a comunidade já está pronta para receber os visitantes.
Este ano a concentração do Bloco Esturro da Onça será na já tradicional feirinha da comunidade, com barracas que servem lanches, tacacá, churrasquinho, bebidas e artesanato.
A entrada é gratuita, basta vir com alguma roupa ou acessório com estampa de onça. Camisetas do bloco estarão à venda, para os que quiserem colaborar com o evento.
Bloco O bloco, uma criação do artista visual amazonense Zeca Nazaré, que há mais de 12 anos reside na comunidade, pretende movimentar a economia criativa do moradores com o evento.
A ideia é que a comunidade assuma o Bloco Esturro da Onça e inclua-o no calendário anual de festividades, atraindo visitantes e gerando renda para os empreendedores locais.
A primeira edição do evento foi resultado da Oficina Criativa “Festa na Comunidade”, realizada pela ArteNaMata Cultural em parceria com a Dabacuri Produções, com recursos do edital “Programa Manaus faz Cultura 2023”, da Prefeitura de Manaus.
Realizado este ano com recursos próprios da ArteNaMata Cultural, um misto de ateliê e pousada, o Bloco Esturro da Onça promete movimentar as comunidades do entorno, que fazem parte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, e de visitantes de Manaus.
Como chegar: O acesso para a comunidade é de barco, em um trajeto que dura em média 30 minutos pelo rio negro e igarapés com saídas diárias, a cada hora, da Marina do David.
A passagem custa R$ 12,00. Para quem decidir apenas passar o dia na comunidade, o último barco que retorna para Manaus sai às 17h do Livramento.
As embarcações são da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do David. Informações: 9 9473-7977.
Onde almoçar: Na barraca da Silvaninha, na Praça de Alimentação da comunidade: peixe, frango e carne suína a partir de R$ 20,00.