É a primeira viagem do presidente ao estado desde a crise na saúde em janeiro com hospitais superlotados e falta de oxigênio para pacientes
O presidente Jair Bolsonaro cumpriu agenda oficial na manhã desta sexta-feira (23) em Manaus, onde inaugurou a conclusão da segunda etapa do Pavilhão de Feiras e Exposições do Centro de Convenções do Amazonas e recebeu o título de cidadão honorário do estado.
Ele chegou ana capital do Amazonas às 9h40 (10h40 de Brasília) e seguiu direto para o Centro de Convenções onde simpatizantes o aguardavam com faixas de apoio para a eleição presidencial de 2022.
Ele tirou foto com apoiadores segurando uma faixa com os dizeres “Bolsonaro 2022” e participou da gravação de um programa do apresentador Sikêra Jr., da TV A Crítica.
“Lamentamos aqueles que usam o vírus para fins político. O nosso inimigo é um só, o vírus. E com esse povo maravilhoso ao nosso lado nos venceremos esse vírus”, disse o presidente em discurso.
Bolsonaro estava de máscara, mas como não poderia deixar de ser, acabou reunindo uma multidão de apoiadores no seu entorno na entrada do centro de convenções, assim que desembarcou do carro que o levou do aeroporto até o local do evento.
Dentro do pavilhão de eventos, ele recebeu o título de Cidadão do Amazonas das mãos de deputados amazonense, sancionado pelo governador Wilson Lima e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
“Esta estrutura é um marco para o Amazonas porque representa a ampliação da atividade turística no estado, principalmente em segmentos importantes do setor, como o turismo de eventos e de negócios. Isso tudo aliado ao nosso maior patrimônio turístico que é a Amazônia e que, certamente, agrega um importante valor e abre novas possibilidades de emprego e renda para nossa população”, afirmou o governador Wilson Lima.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o investimento de R$ 40 milhões para a ampliação do centro mostra como o governo federal acredita no potencial turístico do estado tanto para turismo de negócios quanto para viagens a lazer.
Saiba mais
Um grupo de apoiadores de Bolsonaro se reuniu em frente ao centro de convenções desde o início da manhã, enquanto aguardava a chegada do presidente.
Com faixas, bandeiras, o grupo se aglomerou em frente ao local, enquanto gritava palavras de ordem. O local teve o policiamento reforçado por conta do evento.
Manifestantes contra Bolsonaro errraram de endereço e foram parar em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na Rua Recife, a 2km do centro de convenções, onde protestaram contra o título de cidadão amazonense concedido ao presidente pelos deputados.
Segundo o grupo, o presidente é responsável pelo agravamento da pandemia de Covid-19 no país e também pela crise do oxigênio que o Amazonas enfrentou em janeiro.