Portal Você Online

Bovespa fecha acima de 93 mil pontos, renovando recorde


O Ibovespa subiu 1,72%, aos 93.613 pontos; em 2019, o índice já subiu mais de 6%.

O principal indicador da bolsa brasileira, a B3, fechou em alta nesta quarta-feira (9), passando dos 93 mil pontos pela primeira vez. O movimento foi influenciado pelo exterior, pelo bom desempenho dos papéis da Vale e Petrobras e por sinais de avanço em proposta de reforma da Previdência.

As notícias do exterior influenciam positivamente, em meio a expectativas de que Estados Unidos e China anunciem algum avanço nas negociações comerciais. Investidores também repercutem a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), que apontou que pode “ser paciente” com futuras altas dos juros no país.

No dia anterior, o Ibovespa fechou em alta de 0,36%, na pontuação recorde de 92.031 pontos.

De acordo com o analista Jasper Lawler, chefe de pesquisa no London Capital Group, o mercado entendeu a extensão das negociações entre Estados Unidos e China para um terceiro dia como sinal de progresso nas discussões, respaldado por comentários favoráveis de ambas as partes.

“É provável que um acordo ainda esteja longe, com muitas reviravoltas ainda a serem superadas ao longo do caminho. No entanto, a extensão é um passo na direção certa, enviando um sinal de que os dois lados estão em negociações sérias e estão trabalhando duro para resolver os problemas”, disse à Reuters.

Cenário interno

No Brasil, os negócios seguem repercutindo as expectativas do mercado sobre a capacidade do novo governo de aprovar reformas consideradas importantes para a recuperação da economia, como a da Previdência.

Na terça-feira (8), o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que o governo incluirá na proposta de reforma da Previdência Social, a ser enviada ao Congresso em fevereiro, a previsão de um regime de capitalização.

No entanto, os investidores agora aguardam sinais de que a reforma pode ser aprovada. “O que o governo tem apresentado é positivo, mas agora precisamos de ação”, disse à Reuters a estrategista de câmbio do banco Ourinvest, Fernanda Consorte.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *