Portal Você Online

BR-319: quatro lanchas fazem o translado de pessoas no local do acidente

Duas novas lanchas da Defesa Civil do Amazonas passarão a operar, a partir desta sexta-feira (30), no traslado de pessoas na BR-319, onde uma ponte sobre o rio Curuçá desabou.

Os transportes se somam a outras duas embarcações disponibilizadas pelo Governo do Amazonas, que já atuavam auxiliando a locomoção de pessoas desde a manhã desta quinta-feira (29).

A alternativa irá auxiliar na trafegabilidade de pessoas no local, prejudicada pelo desabamento de uma ponte no quilômetro 12, enquanto o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), responsável pela manutenção, fiscalização e trafegabilidade da BR-319, atua na instalação de uma ponte temporária junto com o Exército Brasileiro.

Advertisement

O Governo do Estado chegou a estudar a possibilidade do envio de uma balsa para realizar esse transporte no local do acidente, mas após análise do Dnit e Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) foi constatado que não será possível devido ao período de estiagem e ao baixo nível da água.

Por esse motivo, foi adotado o uso de embarcações menores, conforme explicou o diretor-presidente da SNPH, Jorge Barroso.

O traslado de passageiros funcionará das 5h às 19h, todos os dias, de forma gratuita, garantindo o direito de ir e vir da população com segurança, explicou o coordenador técnico administrativo da Defesa Civil, tenente-coronel Adson Ferreira.

No trecho comprometido, o Dnit dará início aos serviços de infraestrutura para receber a ponte metálica instalada pelo Exército Brasileiro.

A estrutura será transportada de Porto Velho (RO) e, de acordo com o órgão federal, a expectativa é de que, em até dez dias, a trafegabilidade da via seja estabelecida.

Transporte rodoviário – A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) atua, junto às empresas rodoviárias, para dar continuidade aos serviços de transporte de passageiros dos municípios interligados pela BR-319.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *