A seleção brasileira empatou em 1 a 1 com o Uruguai, na noite desta terça-feira (19), em Salvador, e desperdiçou a grande chance de terminar o ano de 2024 na vice-liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo. Os dois gols da partida saíram no segundo tempo.
Aos 9 minutos, Maxi Araújo deu um passe para Valverde, que deu um drible de corpo em Bruno Guimarães e finalizou colocado para vencer Ederson. O empate veio aos 16 minutos, com Gerson. O volante aproveitou rebote na entrada da área e, de primeira, acertou um belo chute. Foi seu primeiro gol pelo Brasil. Mais descansada, a Seleção pressionou bastante, mas não conseguiu traduzir em chances e não saiu do empate.
A CBF lançou uma campanha para buscar raízes dos jogadores da seleção brasileira. Em parceria com uma empresa de rastreamento genético, a entidade fez uma ação com Vinicius Junior nesta terça-feira (19), antes da partida contra o Uruguai, na qual revelou que os ancestrais do atacante vêm de Camarões.
A seleção brasileira terminou a 12ª rodada das Eliminatórias na quinta colocação. Com os dois empates seguidos, a equipe foi aos 18 pontos e perdeu uma posição em relação à rodada passada. Já o Uruguai foi aos 20 pontos e assumiu a vice-liderança. A distância para a líder Argentina é de cinco pontos.
As equipes se despedem das Eliminatórias da Copa do Mundo em 2024 e retornam apenas em março do ano que vem. O próximo adversário do Brasil é a Colômbia, no dia 20 de março, em casa. Já o Uruguai recebe a Argentina, no mesmo dia.