
O Boi Garantido decidiu, na noite de quinta-feira (6), punir o levantador de toadas David Assayag após ele se envolver em uma polêmica durante a apresentação no Carnaboi de Parintins, realizada na terça-feira (4). Durante a apresentação Assayag foi flagrado dizendo palavrões, errando as letras das músicas e até iniciando por engano uma canção do rival Caprichoso.
A decisão foi tomada dois dias após o incidente, que gerou desconforto entre os dirigentes do bumbá.
Em 19 de fevereiro, Assayag havia sido anunciado como único levantador de toadas do Garantido para o festival deste ano, ocasião em que faria sua despedida do item, após mais de três décadas de carreira.
Também na quinta-feira, Assayag se manifestou nas redes sociais, pedindo desculpas pela situação e reconhecendo o erro grave. Ler abaixo.
Em nota, a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido informou que adotou as providências cabíveis conforme o seu Estatuto Social. A decisão do Conselho de Ética, do Conselho Fiscal, da Diretoria e da Comissão de Artes foi de aplicar uma advertência ao cantor pelos atos que comprometeram a seriedade e o profissionalismo da instituição.
A associação reafirmou seu compromisso com a história e cultura do Boi Garantido, destacando que situações como essa não serão toleradas.
Pedido de desculpas
A associação reafirmou seu compromisso com a história e cultura do Boi Garantido, destacando que situações como essa não serão toleradas.
“Qualquer pessoa ou item que represente a instituição deve respeitar sua imagem e compromisso com o 33º título”, diz o comunicado.
Polêmica
O levantador de toadas do Boi Garantido, David Assayag, afirmou que aceitará “qualquer decisão” da diretoria da agremiação sobre a permanência dele como item oficial do bumbá. O cantor se manifestou nesta quinta-feira (6) após cometer uma gafe na apresentação do Boi Garantido no CarnaBoi em Parintins, na terça-feira (4). O cantor puxou uma toada do Boi Caprichoso, do qual foi levantador de toadas entre 2010 e 2020. O erro foi criticado por torcedores do boi vermelho e branco.
“Entendo a repercussão do fato e, diante do cenário, não me oponho a qualquer decisão que venha a ser tomada pela diretoria do Boi-Bumbá Garantido, pois respeito a instituição e todos os seus membros”, afirmou David, na nota.
Na apresentação, David puxou trecho da toada “A Força Que Vem do Azul”, de 2007, mas interrompeu imediatamente. “Olé – lê, olé – lê, olá – lá… Não, não, não… está errado isso aí. Espera aí. Está errado isso aí. Quem foi que puxou isso aí?”. Em seguida, David cantou a toada Garoto de Ouro, do boi vermelho e branco. “Mas quem é Garantido levanta o braço”, prosseguiu.
“Reconheço que houve um erro grave de minha parte, falhei com a galera do Boi Garantido e com aqueles que me cederam sua confiança para representar o item 02. Lamento profundamente o desconforto causado”, diz outro trecho da nota.
Leia a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento
Venho, por meio desta, esclarecer os acontecimentos ocorridos durante o CarnaBoi, realizado na última terça-feira (04).
Em primeiro lugar, gostaria de pedir sinceras desculpas, especialmente a galera vermelha e branca, pelo ocorrido. Reconheço que houve um erro grave de minha parte, falhei com a galera do Boi Garantido e com aqueles que me cederam sua confiança para representar o item 02. Lamento profundamente o desconforto causado.
Entendo a repercussão do fato e, diante do cenário, não me oponho a qualquer decisão que venha a ser tomada pela diretoria do Boi-Bumbá Garantido, pois respeito a instituição e todos os seus membros.
Reafirmo meu compromisso com a harmonia e o respeito a todos que fazem parte dessa grande galera apaixonada pelo Boi do Povão.
Atenciosamente,
David Assayag