Carreta vai disponibilizar mais de mil exames de ultrassonografia e mamografia na área até o dia 6 de setembro.
Começaram as atividades da Carreta de Apoio à Saúde no bairro Grande Vitória, zona leste da capital. A ação faz parte do programa Saúde Amazonas, lançado por Wilson Lima, e tem como meta realizar mais de mil exames de ultrassonografia e mamografia até o dia 6 de setembro, aproximando os serviços de saúde da população.
A carreta foi estacionada no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Regia Gomes do Livramento. O horário de funcionamento será das 8h às 12 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Por conta do feriado da elevação do Amazonas à categoria de província, no dia 5 de setembro, a carreta não terá atividades.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), os procedimentos examinados no local são direcionados a pacientes que passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas.
Exames
Na carreta, as equipes são compostas por profissionais em ultrassonografia, radiologia e técnicos de enfermagem. Em ultrassonografia, os pacientes realizam exames como abdômen total, abdômen superior, tireoide, mama, próstata via abdominal, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.
O resultado para o exame de ultrassonografia é disponibilizado logo após o atendimento, enquanto em mamografia, um código é disponibilizado para o paciente ter acesso ao resultado do exame em até 24 horas.
Na capital, a última carreta realizou 400 exames no espaço fixado na Maternidade Ana Braga, no bairro São José, na zona leste, desde o dia 7 de agosto.
Além de Manaus, o serviço já passou por outros sete municípios do interior e zerou a fila de espera em Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo e Parintins.
As ações alcançaram mais de 10 mil pessoas e somou 30 mil exames desde janeiro até agosto de 2024.