Portal Você Online

Censo indica que Amazonas tem 1,6 milhão de domicílios

O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que no Amazonas existem 1.658.970 domicílios, onde vivem ou trabalham 3.941.613 milhões de habitantes do Estado. Os números constam das “Coordenadas Geográficas de Endereços”, registradas no levantamento divulgado nesta sexta-feira (2).

A maioria destes domicílios, um total de 1.305.348 (78,7% do total), pertencem a particulares. E, neste aspecto, o Amazonas segue a tendência nacional. No Brasil, ao todo foram registradas 111.102.875 coordenadas geográficas e no Amazonas 1.658.970.

Advertisement

Conforme o IBGE, estas coordenadas constarão do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), um banco de dados que vai orientar gestores na formulação de políticas públicas.

O levantamento foi realizado durante a operação censitária de 2022, que localizou todos os endereços por onde o recenseador passou.

É um produto muito importante porque ele possibilita saber com precisão onde estão os domicílios e outras espécies de endereços. Isso facilita aos governos e sociedade, implementar ações em diversas áreas“, diz o IBGE.

Veja como se distribuem os domicílios georeferenciados pelo Censo 2022:

  • Domicílios particulares: 1.305.348;
  • Domicílios coletivos: 2.058;
  • Estabelecimentos agropecuários: 61.722;
  • Estabelecimentos de ensino: 7.052;
  • Estabelecimento de saúde: 2.738;
  • Estabelecimentos para outras finalidades: 194.050;
  • Edifícios em construção: 66.868;
  • Estabelecimentos religiosos: 19.134.

De acordo com o assessor de divulgação do IBGE no Amazonas, Adjalma Jacques, é a primeira vez que o IBGE, num Censo Demográfico, divulga a localização, por meio de coordenadas geográficas, de todas as espécies de domicílios.

Durante a operação censitária de 2022, essas coordenadas serviram para monitorar o trabalho dos recenseadores e para acompanhar a evolução da coleta. 

A partir de hoje, os microdados estão à disposição da sociedade para aplicação em diversas situações, como a localização de endereços em áreas de risco, no caso de enchentes, deslizamentos e queimadas. Outro uso possível uso é localizar endereços em zonas de planejamento da administração pública, em unidades de conservação ambiental e em áreas de atuação de um determinado empreendimento.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *