Portal Você Online

Charles III é proclamado rei em cerimônia em Londres

Charles III foi oficialmente proclamado rei do Reino Unido neste sábado (10) em cerimônia no palácio de Saint James, em Londres, e exibida pela primeira vez na TV. Em seu juramento diante do Conselho de Ascensão, após sua proclamação como monarca, ele disse que estava “profundamente consciente” dos “deveres e grandes responsabilidades” de suas funções.

“O reino de minha mãe é inigualável por sua longevidade, dedicação e devoção (…) Eu estou profundamente consciente desta grande herança, dos deveres e das enormes responsabilidades do soberano, que me foram transmitidas”, disse o rei na cerimônia.

Rei Charles III tornou-se rei na quinta-feira (8), imediatamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, mas uma reunião do Conselho de Ascensão confirmou formalmente seu papel hoje. Nenhum soberano britânico esperou tanto tempo para assumir o trono e Charles III terá que esperar pela cerimônia de coroação, cuja data ainda não foi definida — sua mãe esperou mais de um ano. Depois da proclamação, o país entra em luto nacional até o funeral da rainha, no próximo dia 18.

Advertisement

Após a cerimônia, a proclamação foi lida ao público de uma varanda do palácio Saint James e em outros pontos de referência em Londres. O que acontece agora? Depois, os membros do Parlamento – deputados e lordes – juram fidelidade ao monarca e expressam suas condolências. À tarde, Charles 3º recebe Truss e os principais membros do seu executivo, recentemente nomeados. Rei mais velho a assumir o trono.

Aos 73 anos, ele é o monarca mais velho a assumir o trono. Uma curiosidade é que o novo rei deixa de ter um passaporte ou carteira se motorista. Opiniões próprias também são coisa do passado.

Ele que ficou conhecido por manifestar suas posições e tentar influenciar questões políticas agora, mais do que nunca, terá de guardá-las para si, como fez a mãe em seus mais de 70 anos de reinado.

No seu primeiro discurso televisionado como Charles III, o novo monarca elogiou ontem a sua “amada mãe”, uma “modelo” e uma “inspiração” sempre “ao serviço do povo”. “Hoje renovo a todos vocês essa promessa de serviço ao longo da vida”, enfatizou, visivelmente emocionado.

No pronunciamento, o monarca ainda oficializou que seus títulos foram repassados para William, como no caso da função do príncipe de Gales — a esposa dele, Kate, assume o título de princesa de Gales, que estava vago desde a morte de Diana, em 1997.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *