/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/W/f/kNMG1PTueiaycGqVs9Fg/000-49kk7g2.jpg)
Em uma final que reuniu as duas melhores tenistas da atualidade, a norte-americana Coco Gauff derrotou Aryna Sabalenka por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 6/7(5), 6/2 e 6/4, em 2h38min de jogo na quadra Philippe-Chatrier, e conquistou seu primeiro título no Grand Slam francês de Roland Garros, em Paris.
Foi a segunda taça de Slam na carreira de Gauff, que já havia ganhado o US Open em 2023, também superando Sabalenka em uma virada. Aos 21 anos, ela se torna a mais jovem americana a vencer em Paris desde Serena Williams em 2002. E encerra um jejum de quase uma década: a última vez que uma tenista dos Estados Unidos havia levantado o troféu de Roland Garros foi em 2015, com a própria Williams.
Além de escrever seu nome na história do tênis norte-americano, Gauff desempatou o confronto direto contra a atual número 1 do mundo e agora soma seis vitórias contra cinco derrotas diante da belarussa. Já Sabalenka, que acumula três títulos de Slam (dois Australian Open e um US Open), perdeu sua terceira final major, a segunda contra Gauff.
Gauff comemorou o feito diante da torcida.
“É um sonho que se torna realidade. Estive aqui há três anos e saí derrotada, mas prometi a mim mesma que voltaria mais forte. Estou muito orgulhosa da minha jornada”, declarou Gauff na cerimônia de premiação.
Já Sabalenka reconheceu a superioridade da rival e lamentou as oportunidades desperdiçadas: “Tive minhas chances, mas cometi muitos erros. Coco jogou de forma brilhante nos momentos decisivos”.