Portal Você Online

Comando Militar da Amazônia celebra os 68 anos de fundação

O Comando Militar da Amazônia (CMA) comemorou nesta quarta-feira (30), 68 anos de fundação, com uma cerimônia que incluiu homenagens e uma formatura alusiva à data, no início da noite por voilta das 18h, no quartel-general do Comando no campo de paradas, na Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

Durante a programção também foi lançado o livro sobre a operação desencadeada nas Terras Indígenas Yanomami (TIY), elaborado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos. A obra reforça o compromisso do Exército Brasileiro com o apoio às comunidades indígenas e a defesa da região amazônica.

Durante o evento, militares e civis foram agraciados com diplomas e medalhas, em reconhecimento às contribuições prestadas para a instituição e para a defesa da Amazônia.

Responsável pela atuação da Força Terrestre nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, o CMA possui relevância estratégica para o Centro de Operações Terrestres do Exército Brasileiro, em razão de sua localização em uma região com a maior faixa de fronteira do país – nove mil quilômetros – e a proximidade com sete países da América Latina.

Para o Comandante Militar da Amazônia, general Costa Neves, essa é uma região de riqueza inigualável.

“Para a defesa dessa soberania, o Exército Brasileiro é representado na região pelo Comando Militar da Amazônia, que comemora 68 anos defendendo e protegendo a Amazônia, uma responsabilidade de todas as esferas governamentais. Um dos grandes ativos da CMA são os recursos humanos; reconheço e agradeço aos homens e mulheres que, ao longo desses anos, se dedicaram com comprometimento ao serviço na Amazônia; agradeço também a população manauara que acolhe a todos nós” concluiu.

A criação do Comando remonta ao decreto n° 40.179, de 27 de outubro de 1956, durante a presidência de Juscelino Kubitscheck, com a sede original em Belém do Pará, sendo transferida para Manaus em 1969.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *