Portal Você Online

Confira como ficou o calendário do Sisu

Com a prorrogação do período de inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) anunciada pelo MEC (Ministério da Educação) o resultado será divulgado na sexta-feira (16). O Sisu oferece para este primeiro semestre 209.190 mil, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação de 110 instituições públicas de educação superior.

No período de inscrições, os estudantes que participaram da última edição do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) e não zeraram na redação, pode escolher duas opções de cursos em universidades federais ou públicas. As opções podem ser alteradas quantas vezes o estudante quiser. O sistema só considera a última opção.

O MEC disponibiliza diariamente as notas de corte dos cursos e os estudantes devem ficar atentos para avaliar as chances de ingressar na instituição escolhida.

Para aqueles estudantes que não conseguirem passar em nenhum das duas opções escolhidas, deve demonstrar interesse em participar da lista de espera e acompanhar as chamadas pelos sites das instituições escolhidas.

Acompanhe a nota de corte: É preciso controlar as expectativas neste momento, pois estar acima da nota de corte não garante a aprovação, já que ao longo do período de inscrição essa nota pode sofrer alterações. Por isso, é muito importante estar atento e acompanhá-la diariamente para saber se há chances de ser selecionado para a vaga de interesse.

Não tenha receio de fazer alterações de curso e instituição: Ao longo do processo de inscrições é possível fazer quantas alterações de curso e faculdade o candidato julgar necessárias, caso perceba que não há chances de aprovação. Desse modo, o estudante pode ampliar suas oportunidades de ingressar em uma universidade.

Fique atento ao e-mail: Parece uma dica simples, mas ela precisa ser reforçada. As instituições de ensino entrarão em contato com os aprovados para passar as orientações de matrícula por e-mail. Cheque sua caixa diariamente para evitar que alguma informação importante passe. ‘Se o prazo de inscrição em alguma universidade chegar ao fim, o aluno será automaticamente desclassificado e não há a possibilidade de recorrer da decisão’, explica Ricci. 

Caso seja admitido em alguma universidade, certifique-se de que está tudo certo com a sua matrícula:  Outro ponto de atenção, caso o aluno seja admitido em alguma universidade, é o prazo para efetuar a matrícula. É de extrema importância que o estudante leia todos os materiais com atenção e encaminhe a documentação no prazo adequado para não deixar de cumprir com nenhuma obrigação, sob o risco de perder a vaga.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *