
Quando se fala em Festival Folclórico de Parintins, logo se evoca o espírito competitivo que rodeia o evento. Nos dias de apresentação do espetáculo, a rivalidade dentro da arena é amplificada por um dos personagens principais, o amo do boi.
Com transmissão pela Rede Amazônica, TV Globo e A Crítica, o Festival de Parintins será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho e promete uma grande emoção ao público.
A disputa, que acontece no “Bumbódromo” de Parintins, conta com 21 itens oficiais de cada boi-bumbá (elementos avaliados pelos jurados). No espetáculo, o amo do boi é o item número 6. Ele representa o dono da fazenda, pai da sinhazinha e o dono do boi.
O personagem tem como responsabilidade expressar a devoção ao boi que defende e exaltar os outros itens que compõem o festival. Além disso, o amo do boi, por meio de versos cantados, como um menestrel, desafia o boi contrário usando o poder de improvisação e poesia.
No Caprichoso, esse papel é desempenhado por Prince do Caprichoso, já no Garantido, o dono da fazenda é representado por João Paulo Faria.
Veja abaixo mais sobre o perfil de cada amo do boi.
Prince do Boi
O amo do boi Caprichoso, conhecido artisticamente como o Prince do Boi ou Prince do Caprichoso, já tem uma longa história no festival. Desde 2007, ele defende o item 6, com uma pausa em 2009 e retorno em 2017.
Para o artista ser o representante desse item é a realização de um sonho. Prince contou, que desde cedo, desejava ser o amo do boi.
“Sempre quis ser o amo do Boi Caprichoso, nunca quis ser outro item. E aí quando veio o convite, veio a realização de um sonho. Para mim, é realmente a realização de tudo”, destacou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/W/r/DUMnkcTw2GQJe0dyvBKA/prince-do-boi-carpichoso-foto-secom.jpg)
Prince do Boi, Amo do Boi Carpichoso — Foto: Secom
Prince também comentou sobre o compromisso em chegar bem para os três dias do Festival de Parintins. Ele disse que a preparação para se apresentação é intensa, envolvendo encontros com o conselho de arte do bumbá azulado, para saber o que vai acontecer na arena.
“Olha, a preparação para o festival é muito puxada, é uma preparação muito intensa. Então a gente tem que lidar com a preparação, porque a gente tem que estar por dentro de vários detalhes e também associar isso aos shows que não param”, explicou.
Como em seus versos dentro do Bumbódromo, que exaltam o Caprichoso e todos seus representantes, Prince expressa seu amor pelo touro negro como algo imensurável.
“Não tem tamanho. É do tamanho do planeta, do tamanho do universo”, expressou.
João Paulo Faria
João Paulo Faria é o Amo do Boi Garantido desde dezembro de 2020. Torcedor desde o nascimento, ele lembra que já desempenhou diversos papéis dentro da organização, desde batuqueiro até pai Francisco, um dos personagens da história que deu origem ao boi-bumbá.
Com orgulho, ele diz se sentir honrado de hoje defender o item que já foi representado por Lindolfo Monteverde, fundador do Garantido.
“Sou torcedor do Garantido desde que nasci e hoje tenho essa missão muito honrosa de representar o item 6, que já pertenceu ao nosso fundador, nosso primeiro amo. Então, pra mim, é uma grande alegria representar esse item tão importante na história do nosso boi”, enfatizou.
O artista carrega uma tradição familiar de torcedores e defensores do bumbá da nação vermelha e branca. O representante do item 6 é sobrinho do saudoso Paulinho Faria, apresentador que se tornou ícone do Festival de Parintins, falecido em 2021, vítima da covid-19.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/V/I/sq7PzQSjSxBVPlTb5ilA/joao-paulo-faria-foto-secom.jpg)
João Paulo Faria, Amo do Boi Garantido – Foto: Secom
Para ele, ser o Amo do Boi Garantido é continuar esse legado de amor e dedicação ao Garantido.
“Eu tô representando uma tradição que vem desde meus avós, meus tios, meus pais, então é um sentimento de dar prosseguimento a todo esse amor que foi investido por eles em anos anteriores”, disse João Paulo Faria.