O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou no fim da tarde desta quarta-feira (17) o reajuste em 0,75% da Selic e agora a taxa de juros será de 2,75% ao ano. Essa é a primeira vez, em cinco anos, que a taxa básica de juros sofre alta.
De acordo com especialistas, a decisão do Copom era previsível e reflete as dificuldades econômicas que o país enfrenta em decorrência dos aumentos de casos de Covid-19 .
Em comunicado, o comitê informou entender “que essa decisão reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante, que inclui o ano-calendário de 2021 e, principalmente, o de 2022”.
“O Copom avalia que perseverar no processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para permitir a recuperação sustentável da economia. O Comitê ressalta, ainda, que questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia”, diz a nota.