Portal Você Online

Davi Almeida suspende entrega do T6 e anuncia 40 novos ônibus para a capital

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta terça-feira, (31), em um evento na sede da Mardisa Ltda., no bairro da Paz, zona Oeste, uma série de medidas para melhoria no transporte coletivo da capital amazonense, como a aquisição de 30 novos ônibus intermediários e dez elétricos.

Durante evento, o prefeito também informou que está suspensa a entrega da operação do Terminal de Integração 6 (T6), no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus. A decisão atende recomendação da área técnica do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que apontou ineficiência da operação das linhas no local causada pela localização do terminal, distante das vias de grande fluxo de veículos, assim como pela necessidade de mudanças no itinerário das linhas de bairros adjacentes, o que causaria transtornos aos usuários do transporte coletivo.

Diante da suspensão, a prefeitura adotará medidas para dar uma funcionalidade à estrutura do Terminal 6. Já há tratativas iniciais junto ao governo do Estado para que o local abrigue um novo terminal rodoviário. Ressalte-se que a destinação final do T6 ainda será definida.

Advertisement

Mais novidades – também nesta terça, foi apresentado o novo ônibus, pela empresa Marquise/Mercedes, denominado “O500 Super Padron”, e que tem capacidade para para transportar até 100 pessoas; com 14 metros de comprimento e até cinco portas, podendo ser do lado direito ou esquerdo; motor traseiro de 310 cavalos, causando menor impacto dianteiro; ar-condicionado; volante multifuncional; economia de gasolina; conforto devido à suspensão pneumática; maior acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) com menor altura de piso. A partir do fechamento do contrato, os 30 ônibus têm de 90 a 120 dias para estar circulando nas ruas de Manaus.

O prefeito ainda destacou as diversas melhorias que a Prefeitura de Manaus está empenhada, desde o início da gestão, em prol da população e trabalhadores que fazem uso do transporte coletivo diariamente.

No mês de abril, 42 ônibus novos foram integrados ao sistema de transporte coletivo da cidade, o que marcou o início da meta de renovar, pelo menos, 80% da frota de ônibus até o final do mandato.

Medidas preventivas

O prefeito destacou que, em resposta aos diversos acidentes de trânsito que têm acontecido na cidade de Manaus, a principal medida da prefeitura para preservar a saúde da população e inibir os acidentes será o retorno da fiscalização eletrônica – radares -, nas principais vias da capital.

“Eu já autorizei o início do certame para contratação do projeto básico, e depois o Executivo, para que, ainda este ano, a gente possa dar segurança à população de todas as zonas de Manaus, coibindo a alta velocidade e preservar a vida”, explicou.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *