Portal Você Online

David vence Amazonino e Zé Ricardo, diz pesquisa

A segunda pesquisa eleitoral da iMarketing – Agência de Interatividade de Marketing – para a disputa pela prefeitura de Manaus, em 2020, confirma o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), David Almeida, como o vencedor da disputa.

O levantamento construiu dois cenários de primeiro turno e cinco de segundo, com dez possíveis candidatos. Nos dois do primeiro turno e em três do segundo em que foi inserido, David vence todos. No primeiro cenário do primeiro turno, David lidera com 19,2% das intenções de votos.

Ele vem seguido do ex-governador Amazonino Mendes (17,8%), dos deputados federais José Ricardo (14,8%), Marcelo Ramos (8,1%) e Capitão Alberto Neto (7,9%), do secretário de Estado de Educação Luiz Castro (4,3%), da deputada Alessandra Campelo (4,1%), do vereador Chico Preto (3,7%), e dos deputados federais Delegado Pablo (3%) e Bosco Saraiva (2,9).

Advertisement


No segundo cenário do primeiro turno, sem Amazonino Mendes, David se mantém na frente da disputada, com 22,5% da preferência do eleitorado. Desta vez, ele é seguido pelo deputado José Ricardo (15,1%), pelo vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (10,2%), pelos ex-deputados federais Rebecca Garcia (8,8%), Alfredo Nascimento (8,7%) e Hissa Abrahão (7,5%), pelo secretário Luiz Castro (5,8%) e pelo deputado Josué Neto (4,5%). Nessa lista aparecem ainda o advogado Marco Aurélio Choy (0,5%) e o empresário Romero Reis (0,5%).


Para o segundo turno, de acordo com o levantamento da iMarketing, no primeiro cenário, com 59,2%, David vence Amazonino, que aparece com 27%. Cerca de 11,3% optaram por “nenhum deles” e 2,5% “não sabem dizer”. No cenário três, David, com 64,4% dos votos, bate Alfredo Nascimento que aparece com 18%. No quinto cenário, David também derrota José Ricardo. Enquanto o ex-presidente da Aleam tem 48,8% dos votos, o deputado petista tem 38,5%.


No segundo cenário do segundo turno, a iMarketing simulou uma disputa sem David Almeida. Deste modo, o deputado federal José Ricardo, com 53,4% das intenções de voto, vence Amazonino, que aparece com 30,4%. No quarto cenário, com 56,2%, José Ricardo supera Alfredo Nascimento, que tem 22,9% das intenções.


O resultado da pesquisa da iMarketing segue aproximada da primeira pesquisa que a empresa lançou no dia 20 de março, quando David apareceu com 23,3% das intenções de votos para a prefeitura de Manaus, nas eleições de 2020. Dois dias depois, o Instituto Pontual o apontou com 21,5% da preferência de votos. Já no dia 2 de abril, a DMP/Rede Tiradentes registrou 22% para o ex-presidente da Aleam.


A iMarketing realizou a pesquisa de 28 de março a 1º de abril, quando entrevistou mil eleitores das seis zonas administrativas da cidade. De acordo com a empresa, foram 270 entrevistas na Zona Norte, 230 na Zona Leste, 170 na Zona Sul, 130 na Zona Oeste, 100 na Zona Centro-Sul e 100 na Zona Centro-Oeste. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%. Isso significa que, se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.

Primeira pesquisa apontou David Almeida como favorito a Prefeitura de Manaus

A disputa pela cadeira de Arthur Virgilio Neto na Prefeitura de Manaus já começou. Os primeiros prováveis candidatos começam a aparecer e se a eleição fosse hoje o ex-presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida (PSB), e o deputado federal José Ricardo (PT), seriam os dois concorrentes diretos num segundo turno para ser o prefeito da capital amazonense, de acordo com a primeira pesquisa divulgada pela DMP/Rede Tiradentes, nesta terça-feira (2).

Os números ainda são bem apertados entre os candidatos e apenas David Almeida superou a casa dos 20 pontos percentuais. A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 30 de março e foram entrevistadas 1000 pessoas, em Manaus. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-presidente da Aleam vem seguido pelo petista José Ricardo (14%), pela empresária Rebecca Garcia (10%), o secretário de Estado da Educação, Luiz Castro (9%), o deputado federal Marcelo Ramos (9%), o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (8%) e o vereador Chico Preto (5%).

Abaixo dos 5% das intenções de votos aparece o deputado federal Delegado Péricles e o deputado estadual Wilker Barreto com 4%. Os entrevistados que não escolheriam nenhum dos nomes apresentados na pesquisa, mais os brancos e nulos somaram 13%. Os eleitores que não saberiam dizem em quem votariam somaram 4%. Feita entre os dias 27 e 30 de março, o estudo ouviu mil pessoas e apresenta uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou menos.

Essa é a terceira pesquisa realizada este ano para a Prefeitura de Manaus. Em 22 de março, o Instituto Pontual apontou David com 21,5% da preferência de votos. No dia 20 do mesmo mês, pesquisa da iMarketing Agência Digital, também mostrou Almeida na frente com 23,3%.

Na última eleição para governador do estado em 2018, David Almeida saiu no primeiro turno das eleições para o governador com mais de 417 mil votos no Estado, sendo 212 mil somente em Manaus.

Apesar de três pesquisas apontarem David Almeida na liderança para a disputa de 2020, ele disse que é muito cedo para falar de eleição. O político comentou apenas que retomou os estudos e está se organizando para empreender. “Quando chegar a hora certa podemos tratar do assunto. No momento minhas prioridades são outras”, disse.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *