Portal Você Online

‘Dia D’ de multivacinação: Manaus terá 229 salas disponíveis para a população neste sábado

A Prefeitura de Manaus promove, neste sábado (20), o “Dia D” da campanha nacional de multivacinação, com objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes contra diversas doenças imunopreveníveis.

Advertisement

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) coordenará uma megaestrutura com 229 salas de vacina, distribuídas por toda a cidade, abertas das 8h às 16h.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que o planejamento para o “Dia D” foi discutido ao longo desta semana com todos os Distritos de Saúde (Disas) da capital (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural).

Advertisement

As equipes de saúde irão oferecer as vacinas em pontos estratégicos da cidade, conforme as particularidades de cada região.

No “Dia D”, de acordo com a secretária, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os usuários poderão encontrar as vacinas em igrejas, escolas, estabelecimentos comerciais, associações comunitárias, dentre outros pontos que estarão funcionando para a mobilização.

“A campanha tem como público-alvo todos os bebês, crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos de idade, que devem estar acompanhados de responsáveis com 18 anos ou mais.

O calendário básico prevê 18 imunizantes para esse público, então é importante levar a caderneta de vacinação para que sejam avaliadas quais doses estão faltando”, observa.

A lista com os endereços das salas de vacina do “Dia D” da campanha de multivacinação pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br, e também nas redes sociais oficiais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook). Além do cartão de vacina, os usuários precisam apresentar documento de identidade com foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Campanha

Devido à confirmação de um caso de poliomielite no Peru, que faz fronteira com o Amazonas, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de multivacinação no estado, no dia 13. A mobilização deve se estender até o próximo dia 25.

Em Manaus, conforme a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, são ofertadas 171 salas de vacina durante a rotina.

Para facilitar o acesso dos usuários, nove unidades estendem o funcionamento até 20h em dias úteis, e abrem aos sábados de 8h às 12h.

“A cidade de Manaus, assim como o restante do país, apresenta coberturas vacinais muito abaixo da meta, e isso significa que corremos risco de sofrer com o retorno de doenças já controladas ou erradicadas”, alerta Isabel.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o público de 0 a 14 anos residente em Manaus é estimado em 551.268 pessoas. A meta preconizada para as 18 vacinas do calendário básico é de 95% de cobertura, mas apenas a vacina BCG está acima da meta na capital amazonense.

Influenza

Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de Manaus liberou a vacina contra a influenza para toda a população, a partir de 6 meses de idade. O público pode aproveitar a mobilização do “Dia D” de multivacinação para acessar as salas de vacina e receber o imunizante contra a doença, inclusive jovens a partir de 15 anos e adultos.

“Temos 350 mil doses da vacina contra a influenza disponíveis no município, que serão ofertadas até o esgotamento dos estoques”, reforça Isabel.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *