Estrutura voltada ao atendimento de vítimas de violência doméstica fica na Avenida André Araújo, em Manaus
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugura, nesta segunda-feira (25), às 9h, um novo espaço de atendimento do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). O prédio fica localizado na Avenida André Araújo, nº 7, bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus.
O Nudem é a unidade da Defensoria do Amazonas responsável por ofertar assistência jurídica gratuita às mulheres em situação de violência doméstica. O núcleo conta uma equipe multidisciplinar, sendo três defensoras públicas, analistas jurídicos, assistentes sociais e psicólogas.
A nova estrutura física conta com seis salas de atendimento, uma sala de triagem com capacidade de 24 pessoas, um miniauditório para 32 pessoas, duas salas para atendimento psicossocial e uma sala para psicóloga.
“Esta nova sede do Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres não é apenas um prédio. É um símbolo de luta, resistência e determinação, para enfrentar um problema que nos assombra há séculos: a violência contra a mulher”, destacou a defensora pública Carol Carvalho, coordenadora do Nudem.
“Esse espaço representa a ampliação de nossa capacidade de agir. Aqui, não apenas receberemos mulheres em situação de vulnerabilidade, mas seremos um espaço de acolhimento e fortalecimento. Vamos oferecer atendimento jurídico, psicológico e social, para que cada mulher que atravesse essas portas saia mais forte e com as ferramentas necessárias para reconstruir sua vida”, acrescentou a defensora.
Mulheres vítimas de violência podem agendar atendimento do Nudem presencialmente, pelo WhatsApp (92) 98559-1599 e pelo Disk 129, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Em casos de emergência, a vítima pode ir diretamente ao novo prédio do Nudem ou mandar mensagem para o WhatsApp. Outras informações podem ser obtidas ainda pelo e-mail nudem@defensoria.am.def.br.
Sobre o Nudem
Além da assistência jurídica, o Nudem também atua com em atividades pedagógicas em escolas públicas e instituições parceiras, levando informações e tirando dúvidas do público-alvo.