Portal Você Online

Garimpeiros começam a deixar o Rio Madeira após aviso de operação policial no Amazonas

A maioria das centenas de balsas subiu o rio rumo à cidade de Nova Olinda, mas não foi bem recepcionada ao atracar na orla da cidade e se espalhou

Parte dos garimpeiros que estavam concentrados com suas dragas no Rio Madeira, no município de Autazes, a 120 km de Manaus, começou a se dispersar desde a noite de ontem (25), após tomarem conhecimento da operação em andamento para a retirada do local pela Marinha, Polícia Federal e Força Nacional.

Segundos moradores locais da comunidade de Rosário, na manhã desta sexta-feira (26), poucas dragas permaneciam na localidade, mas não realizando mais a extração do minério.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou que Marinha e Polícia Federal fariam uma operação na região para investigar os garimpeiros no local. Ele tratou com naturalidade a invasão de balsas no Madeira e disse que todos os anos os garimpeiros procuram o lugar com mais ouro. Ele afirmou que medidas já estão sendo tomadas para verificar o arrastão de ouro no Rio Madeira.

“Polícia Federal e Marinha já estão se preparando para agir, mas o principal ali é a Marinha. A Marinha tem que verificar qual é a questão, quem está ali na legalidade, qual é a embarcação legal, e o pessoal que está na ilegalidade vai ter a embarcação apreendida”, disse.

Em grupos de trocas de mensagens, os garimpeiros ameaçaram revidar a ação de autoridades que tentem removê-los do local.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *