Educação fiscal através das artes cênicas é tema de oficina

Evento busca promover formação de professores para atuarem com educação fiscal através do teatro

Trabalhar a temática da educação fiscal através da ludicidade da arte, mais especificamente, do teatro. Essa é a proposta da oficina promovida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com o Sindicato dos Fazendários do Amazonas (Sifam).

O evento, que teve início nesta quinta e se encerra nesta sexta-feira (26), ocorre na Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam), apoiadora do evento.

Voltada para professores e demais servidores da rede pública estadual e municipal, e estudantes universitários do Amazonas, a oficina está sendo ministrada pelo teatrólogo Cláudio Cavalcante, do Rio Grande do Norte (RN). A proposta é que os alunos promovam uma peça tematizando a importância da educação fiscal ao fim da oficina.

A educação fiscal é um processo educacional que visa o desenvolvimento da consciência cidadã, em torno da função social do tributo e do controle social e fiscal. No Amazonas, o Programa de Educação Fiscal é coordenado pela Sefaz, em parceria com a Seduc, que promove os projetos e iniciativas voltadas ao tema nas escolas da rede pública estadual.

De acordo com a coordenadora de programas e projetos federais da Secretaria de Educação e Desporto, Vera Lúcia Lourido, a intenção também é que os professores envolvidos nas atividades desenvolvam projetos relacionados à educação fiscal a partir de uma abordagem pedagógica, mas sobretudo lúdica e artística. Mais de 100 pessoas, a grande maioria professores, participaram do primeiro dia de oficina.

“Nós esperamos que daqui saiam multiplicadores que abracem essa proposta, e que em 2023 possamos levar esse jeito de abordar a temática da educação fiscal para dentro da escola”, declarou a professora.

Dia do Servidor Fazendário

Para o presidente do Sifam, Emerson Queiroz, que participou das atividades, outro resultado esperado já tem data marcada: o dia 17 de outubro, Dia do Servidor Fazendário, quando o grupo que participou da oficina deve realizar uma apresentação, no auditório da Sefaz, como ponto de partida para apresentações itinerantes do espetáculo produzido no evento.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *