Portal Você Online

Eleições:partidos buscam terceira via contra Lula e Bolsonaro

Partidos testam nomes de Doria, Leite, Ciro, Pacheco, Mandetta, Tebet, Moro, Datena e Vieira como saída à polarização.

Pesquisa aponta que cerca de 15% da população já não quer nem o petista nem o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro

A volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao tabuleiro político brasileiro trouxe a polarização novamente ao cenário de 2022. No entanto, pesquisas de intenção de voto mostram que cerca de 15% da população não quer nem o petista nem o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido).

Institutos de pesquisas apontam que Lula e Bolsonaro devem se enfrentar no segundo turno ao comando do Palácio do Planalto, mas os índices de rejeição contra os candidatos são altos: 37% e 59%, respectivamente. Diante desse cenário, que gera espaço para a terceira via, diversos partidos têm se articulado para alavancar seus nomes com o objetivo de representar um rosto em meio a polarização.

O voto dos “nem-nem” se divide, segundo pesquisas eleitorais, entre João Doria e Eduardo Leite, ambos do PSDB, Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco e Luiz Henrique Mandetta, ambos do DEM, além de José Luiz Datena (PSL) e Sergio Moro. Os aventados da terceira via angariam cerca de 15% a 17% das intenções de voto em pesquisas, entretanto, ainda patinam. O senador Alessandro Vieira anunciou sua pretensão à disputa pelo Cidadania nesta sexta-feira (10), e seu nome, portanto, ainda não foi testado nas pesquisas de opinião.

Advertisement
Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *