Manaus tem mais de 5.500 ligações de empresas multi localizadas.

Em 2021, o Amazonas registrou 42.665 empresas, das quais 13%, ou 5.547, possuíam filiais em outros municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo indicou que Manaus possuía forte centralidade econômica, com grandes empresas distribuídas entre setores como eletroeletrônicos, metalúrgica e alimentos. Essa concentração era resultado de políticas de incentivos e da estratégica localização da cidade, essencial para o comércio, a distribuição de produtos e as exportações.
Apesar do crescimento industrial, a cidade ainda enfrentava desafios em áreas como inovação e sustentabilidade, sendo necessários mais investimentos e uma gestão integrada para garantir o crescimento contínuo do setor.
O desenvolvimento sustentável da indústria, a melhoria na gestão de resíduos e a ampliação das políticas de incentivo eram vistos como prioridades para assegurar a competitividade de Manaus no cenário nacional e global.
A Expansão e conectividade das empresas
Manaus, com seu número crescente de empresas com filiais, se destaca também em sua capacidade de articulação empresarial com outros estados.
O estudo apontou que a cidade alcançou 2.080 ligações com a região Sudeste, particularmente com São Paulo, que, além de sua alta densidade de empresas, representa uma importante área econômica do país.
Esse tipo de conectividade entre filiais e sedes é um fator que promove a disseminação de informações, aumenta as transações comerciais e contribui para a criação de novas oportunidades de negócios.
Essa expansão destaca a cidade como um dos principais polos industriais do Brasil e evidencia a necessidade de apoio e ampliação das políticas de incentivo às empresas locais.
Confira a íntegra do estudo Gestão de Territórios 2024 do IBGE: