Atingindo uma marca histórica, a Prefeitura de Manaus entregou 332 unidades de ensino totalmente revitalizadas nas zonas urbana, rural e ribeirinha em 1.000 dias da gestão David Almeida, com um investimento de R$ 150 milhões.
Em 2021, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) possuía 92 escolas com obras paralisadas, sendo algumas com mais de 30 anos sem receber nenhum tipo de manutenção ou reforma.
Além da reforma e revitalização das escolas municipais, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atua ainda, por exemplo, na potencialização da aprendizagem dos estudantes, por meio do programa “Educa+Manaus”; na valorização dos profissionais da educação e no incentivo do protagonismo juvenil, com a criação de mais de 290 Grêmios Estudantis nas escolas da capital, para reforçar a qualidade do ensino e elevar os indicadores educacionais.
Duas creches entregues
Nesses 1.000 dias de gestão, a Prefeitura de Manaus já inaugurou duas das seis creches que estavam com as obras abandonadas. E, até o fim da gestão do prefeito David Almeida, outras quatro já estarão servindo às famílias que precisam deixar os filhos em um local seguro para trabalhar.
Uma delas foi a revitalização da creche municipal Eliana de Freitas, no Riacho Doce, zona Norte, em tempo recorde de 70 dias. A reforma geral da unidade iniciou em abril de 2021 e foi entregue em agosto do mesmo ano. Desde 2019, o local estava com as atividades suspensas aguardando uma reforma.
Com todas as entregas, cerca de 1.200 crianças, de 1 a 3 anos de idade, que estavam em casa, sem a oportunidade de aprender e conviver em grupo, serão atendidas nas creches da prefeitura.
Obras:
Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realizou 33.468 obras na capital. As intervenções municipais foram voltadas à contenção de áreas de risco, às obras de melhoria da trafegabilidade e acessibilidade e de recuperação e implantação de novas linhas de redes de drenagem.
O número representa, em média, a execução de, ao menos, 30 serviços de infraestrutura por dia. Em parte disso, estão as obras consideradas de maior proporção em 27 áreas de risco ou encostas.
A Seminf realizou, ainda, a implantação de 152.673,89 metros de drenagem profunda (32.650 metros) e superficial (59.105,89 metros de sarjetas e 60.918 metros de meio-fio).
Além de atuar intensamente no recapeamento de 2 mil vias, pelo programa “Asfalta Manaus”, e nas grandes intervenções na cidade, melhorando a vida da população.
Ações em várias frentes
Outro destaque da gestão é a limpeza de bueiros, que chegou à marca de 20.181 estruturas desobstruídas. Trabalhos como esse, conforme o secretário de Infraestrutura, Renato Junior, impactam na redução de alagamentos nos bairros e comunidades.
Dentre os avanços na acessibilidade está a recuperação de 87.889,20 metros de calçada e a construção de 24.587 metros quadrados de estruturas de pontes e passarelas.
Na comunidade José Bonifácio, situada no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte, aproximadamente 16 mil pessoas foram beneficiadas com a reconstrução de três pontes. No primeiro semestre de 2022, a prefeitura realizou o desassoreamento do leito do igarapé.
Outro avanço da gestão está no saneamento básico, que acresceu em 7% de cobertura de esgotamento, alcançando a marca de 26%.
Os 900 moradores do beco Nonato, no bairro Cachoeirinha, conviviam entre problemas de alagamentos, odor e exposição a doenças, causadas pelos dejetos no igarapé.
A comunidade se tornou a primeira área de palafitas a receber água tratada e rede de esgoto, por meio da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Seminf (UGPM-Água).
Iluminação
A gestão alavancou o número de serviços executados na implantação e modernização dos projetores em LED. A cidade pode contar agora com 99% de iluminação de cobertura em todas as zonas. Foram implantados 157.622 pontos de iluminação.
A ação é executada e vistoriada pela Unidade Gestora de Abastecimento de Energia da Seminf (UGPM-Seminf), que também atua com instalação de LED nos campos e quadras da cidade, por meio do programa “Uma Luz Para o Esporte”.
Em média, 361 espaços esportivos foram modernizados em 63 bairros e quatro comunidades da capital. Na zona rural, 25 comunidades foram atendidas.
Grandes intervenções
Quatro grandes obras de mobilidade urbana darão maior fluidez ao trânsito de Manaus, como a construção de dois complexos viários, na avenida Governador José Lindoso e na rotatória do Produtor; o alargamento e a construção da passarela no trecho em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e a construção da ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, que terá sentido duplo e vias segregadas do fluxo principal de veículos.
No primeiro dia de gestão do prefeito David Almeida, o corpo técnico da secretaria constatou irregularidades na estrutura física do complexo viário, mais conhecido por “viaduto do Manoa”, na zona Norte. Um dos seus primeiros atos, enquanto gestor municipal, foi decretar a interdição da estrutura, seguida da reforma.
Espaços de lazer e esporte
Dentre as áreas de lazer e esporte foram reformadas as praças do bairro Dom Pedro; do Parque das Laranjeiras; do Manoa; das ruas 163 e 41, no bairro Nova Cidade; do bairro Jorge Teixeira 1ª etapa e no bairro Glória.
Na praça das Flores, conjunto Flamanal, os moradores ganharam duas quadras poliesportivas cobertas, nova academia ao ar livre e playground em um espaço totalmente revitalizado. Em andamento, o município reforma seis complexos esportivos na capital, com investimentos da ordem de R$ 30 milhões em 15 bairros.
“Asfalta Manaus”
Dentro das ações de serviços executados na gestão do prefeito David Almeida, está o programa “Asfalta Manaus”, lançado em abril de 2022, fruto de parceria da Prefeitura de Manaus com o governo do Amazonas, que visa recapear 10 mil ruas.
Atualmente, o programa registra 2.009 ruas asfaltadas, entre becos, vielas, avenidas, comunidades e até ramais. Dessas, quase 30 áreas, antes em solo natural, foram pavimentadas pela primeira vez.