
O presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, afirmou que a autarquia vai divulgar o Festival de Parintins no exterior. Freixo atendeu pedido dos dirigentes dos bumbás Caprichoso e Garantido, que se reuniram nesta semana com o dirigente em Brasília.
Segundo Freixo, a implementação de rotas aéreas internacionais para o Amazonas é uma das medidas para ampliar o público no Festival de Parintins.
“Primeiro, conseguimos as conexões internacionais para Manaus. Afinal, só posso divulgar aquilo que o turista tem como chegar. Garantindo esses voos, tanto da Europa, como da América do Sul, vamos começar a promover Parintins internacionalmente, visto que vocês são uma atração internacional. A gente tem um calendário de feiras internacionais e só precisamos pensar qual é o melhor mercado para iniciar esta divulgação”, disse.
“É um evento completo e uma atração internacional do Brasil, que precisa ser disseminado para o maior número de pessoas possível”, complementou Freixo.
Para Mateus Assayag (PSD), prefeito de Parintins, o objetivo é que a cidade seja incluída no estande da Embratur nas feiras internacionais como mais uma opção de destino aos visitantes estrangeiros.
Em 2024, a Embratur promoveu uma press trip com comunicadores e influencers dos Estados Unidos e do Canadá para acompanhar o 57° Festival Folclórico de Parintins, com a tradicional disputa entre os bois Garantido e Caprichoso.
Na ocasião, além de Parintins, os comunicadores tiveram uma experiência imersiva na Amazônia com pesca recreativa, caminhadas de sobrevivência, conhecimento de práticas e vivências indígenas e de outras comunidades locais, passeios fluviais noturnos e visitas a aldeias.
Participaram da reunião também o deputado federal Saulo Viana (União Brasil), além dos presidentes dos bois Caprichoso, Rossy Amoedo, e Garantido, Fred Góes.