
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o índice de desocupação na faixa etária dos 18 aos 24 anos ultrapassa os 19%.
Já de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mais de um terço da mão de obra brasileira neste período de idade não trabalha ou estuda.
A situação é vivenciada por jovens de várias localidades do Amazonas. Com a expectativa de mudar este cenário, um Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas pretende incentivar a inserção de pessoas no mercado de trabalho.
Ele determina que empresas beneficiadas com incentivos fiscais no Estado deverão destinar 5% das vagas de emprego para pessoas que procuram o primeiro emprego, do autor da proposta, deputado Mário César Filho.
De acordo com a proposta, as empresas que não cumprirem com a determinação poderão perder os incentivos fiscais concedidos pelo Governo.
Do outro lado, a consultora em recrutamento e seleção, Edcleia Silva, ressalta que é preciso se preparar para as entrevistas, buscar conhecimento na área que deseja atuar e elaborar um bom currículo. Uma forma de não desperdiçar a oportunidade quando ela aparecer.
Outra orientação importante é que do início ao fim do processo de seleção para uma vaga, o candidato seja verdadeiro.