Portal Você Online

Guerra: EUA vetam resolução do Brasil no Conselho da ONU

Os Estados Unidos vetaram a resolução costurada pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista islâmico Hamas.

Na votação, os Estados Unidos vetaram a resolução brasileira, por conta de uma mudança no texto proposta pela Rússia, a de incluir um pedido de cessar-fogo imediato.

A resolução brasileira condena os “ataques terroristas atrozes do Hamas” e exige a “imediata e incondicional libertação de todos os reféns civis, demandando por sua segurança, bem-estar e tratamento humano em conformidade com o direito internacional”.

A carta também propõe o retorno da provisão de energia, água, combustível e alimentos a Faixa de Gaza, interrompida em meio ao “cerco total” imposto pelo governo de Israel.

Como os EUA são um membro permanente do conselho e têm poder de veto, o texto não foi aprovado, apesar da votação a favor de outros países.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU argumentou que seu país ficou “desapontado” pelo fato de o texto não mencionar o direito de autodefesa de Israel.

A votação do texto elaborado pelo Brasil havia sido adiada duas vezes – a primeira por mudanças no texto e a segunda por conta do bombardeio a um hospital na Cidade de Gaza, que deixou quase 500 mortos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *