Portal Você Online

Fake news:Marina diz que 120 milhões passam fome no Brasil

Ministra de Lula declara em Davos, na Suíça, que mais da metade do país não é de famintos e vira piada no Fórum Econômico Mundial

ministra marina silva

A ministra Marina Silva, escolhida por Lula para cuidar do meio ambiente no Brasil, disse na reunião internacional de Davos que há “120 milhões de pessoas” passando fome no Brasil este momento.

Em grupos de WhatsApp dos participantes, em inglês, um chinês que, ao ouvir a ministra do Meio Ambiente brasileira disparar esae enormidade, sussurrou ao amigo que estava do lado: “Não é surpreendente. Na China, 1,4 bilhão de pessoas estão com fome.”

“Não pode ser”, respondeu o amigo.

Advertisement

“Sim, pode: por volta de meio-dia, 1,4 bilhão de chineses estão com fome. Eles almoçam e a situação se alivia. À tarde, antes do jantar, 1,4 bilhão de chineses estão com fome outra vez. No dia seguinte, é a mesma coisa e assim por diante.”

Já no jornal Estado de São Paulo, o jornalista José Roberto Guzzo, que escreve semanalmente sobre o cenário político e econômico brasileiro afirmou que a declaração ” é uma mentira irresponsável, agressiva e mal-intencionada”.

“A ministra não apenas oferece ao mundo um número falso que vai contrário da atual realidade dos fatos. Qualquer dos diversos Ministérios da Verdade que existem ou estão em projeto no Brasil de hoje chamaria isso, aos gritos, de “fake news”; como só se escandalizam com as notícias que não gostam, essa vai passar batido”.

Guzzo escreveu ainda que “na carta oficial das ficções da esquerda, tinha até outro dia 33 milhões de pessoas com fome”. Ainda segundo ele, “isso é um disparate fabricado para uso na campanha eleitoral e desvinculado de qualquer relação com as realidades mais evidentes”.

“A ministra, ao que parece, decidiu que essa cifra não é suficientemente ruim para os seus propósitos; aumentou a desgraça por quatro, de um momento para outro, e tentou mostrar um Brasil em estado terminal de miséria para a plateia de milionários entediados que vai à Suíça uma vez por ano para lamentar os problemas do capitalismo”, finalizou o jornalista em sua coluna semanal.

Até o momento, ao final da edição da publicação dessa matéria, as agências de checagem de notícias mantiveram silêncio e não se manifestaram sobre a declaração da ministra.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *