Portal Você Online

Farmácias do AM registram queda no estoque de antibióticos

Falta de Amoxilina causa preocupação para comércio varejista em Manaus impactado pela falta de insumos para fabricação dos medicamentos

Farmácias de Manaus têm registrado nos últimos meses uma queda no estoque de antibióticos, sendo o principal deles a Amoxicilina. Isso é o que aponta o Sindicato do Comercio Varejista de Drogas do Amazonas (Sindidrogas), que aponta também a falta de vários antimicrobianos a base de Amoxicilina – como xaropes infantis, que também já começa a faltar.

Até o momento, não existe previsão para a reposição dos medicamentos. A Secretaria de Saúde do Amazonas, por meio da Central e Medicamentos (Cema), informou que tem mantido o abastecimento de insumos e medicamentos das farmácias das unidades de saúde da rede estadual.

“O Amazonas é o único estado brasileiro com abastecimento regular de medicamentos importantes para o atendimento de qualidade ao público”, informa a SES-AM por meio de nota. 

Advertisement

Segundo um último levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 2.469 cidades do Brasil estariam com medicamentos em falta, principalmente os seguintes: Amoxicilina, Dipirona e Laratadina.    

Deste total de cidades, a falta de amoxicilina foi constatada em 68% dos municípios – 1.350 cidades, em números absolutos.  

O principal fator que impactou no fornecimento desses remédios está relacionado à falta de insumos na fabricação. Segundo o Sindidrogras, as empresas de medicamentos alegam unicamente que estão com falta de matéria prima, cabendo apenas aos estabelecimentos esperar.   

Ainda segundo nota da SES-AM, o órgão tem tratado junto ao Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas) sobre o cenário vivido pelo mercado nacional e internacional quanto às dificuldades na aquisição de alguns itens e que está trabalhando na importação dos insumos.

Sobre o remédio 

Vale ressaltar que a amoxicilina é um medicamento antibiótico usado no tratamento de diversas infecções bacterianas, como pneumonia, amigdalite e problemas no trato genitourinário, a exemplo de infecção urinária.  

O medicamento está disponível em cápsulas e também suspensão oral – xarope. A amoxicilina é vendida apenas com uma receita especial, que fica retida na farmácia. Essa foi uma medida implementada para inibir o uso indiscriminado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *