Portal Você Online

Férias: Amazonenses devem atentar para vacinação antes do recesso escolar

Com a proximidade das férias escolares do meio do ano, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), faz um alerta aos pais e responsáveis: é hora de colocar a vacinação em dia antes de viajar ou participar de programações com grande circulação de pessoas.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, no primeiro quadrimestre de 2025, o Amazonas tem registrado avanço em coberturas vacinais de rotina, mas é preciso manter o alerta.

Durante o comparativo entre o primeiro trimestre de 2024 e de 2025, as vacinas que apresentaram aumento de cobertura foram: Febre Amarela, com aumento de 60% na cobertura vacinal; e Tríplice Viral com aumento de 40% na cobertura vacinal.

Outras vacinas estão com cobertura semelhante à do primeiro trimestre de 2024: Pentavalente (75%); Pneumocócica (82%); Poliomielite (71%); e Rotavírus (79%).

O resultado é reflexo das ações promovidas em parceria entre a FVS-RCP e as secretarias municipais de saúde, com intensificação da busca ativa, mobilizações extramuros e capacitações das equipes locais via microplanejamento técnico adaptado à realidade dos municípios.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que as férias correspondem a um período em que há maior movimentação entre cidades e estados, o que amplia o risco de circulação de vírus e bactérias. “É fundamental garantir que o esquema vacinal esteja completo antes de viajar. A imunização é uma medida simples, segura e essencial para a proteção individual e coletiva”, afirma.

A gerente de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Angela Desirée, destaca que o Dia Nacional da Imunização é um convite à reflexão sobre o compromisso de todos com a prevenção. Angela acrescenta que vacinar é um ato de responsabilidade.

“Quando mantemos o cartão de vacinação atualizado, estamos protegendo não apenas a nossa saúde, mas também a das pessoas ao nosso redor, especialmente crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas”, reforça a gerente de imunização.

Monitoramento junto aos municípios

A FVS-RCP coordena o PNI no Amazonas e atua, visando o acesso às vacinas em todas as regiões do estado, inclusive nas áreas de difícil acesso. A recomendação é que a população procure as unidades básicas de saúde para verificar se há vacinas em atraso e, se necessário, atualizar o cartão vacinal antes do início do recesso escolar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *