Medida é em razão do início do 59º Festival Folclórico de Parintins, que começa no dia 26 e termina dia 28 de junho. A folga consta no decreto assinado pelo governador Roberto Cidade (União Brasil) publicado nesta segunda-feira (22).

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, autarquias e fundações
na sexta-feira (26/06), em razão do início do 59º Festival Folclórico de Parintins. A medida consta no decreto assinado pelo governador no dia 19 de junho.
De acordo com o decreto, o ponto facultativo leva em consideração um solicitação feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), que argumentou que a medida poderá reduzir os impactos provocados pelo intenso deslocamento de pessoas para o município de Parintins durante o período da festa.
O documento estabelece que os procedimentos já agendados pelo Sistema Estadual de Saúde serão mantidos normalmente, garantindo a continuidade dos atendimentos à população.
Além disso, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) deverá promover a compensação das horas letivas, caso haja necessidade, para assegurar o cumprimento do calendário escolar. Já a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) ficará responsável por organizar um banco de horas referente ao dia facultativo, permitindo futuras compensações por parte dos servidores do Poder Executivo.



