Portal Você Online

Fieam premia com PQA mais 56 organizações no Qualishow 2024

Final de semana foi marcado por mais uma edição do “Oscar da Qualidade”. Promovido pela Fieam há mais de 30 anos, o PQA reconhece as melhores corporações do Amazonas, em Gestão e Processo

A 31ª edição do PQA (Prêmio Qualidade Amazonas) premiou, nesta sexta (22), 56 organizações, durante a realização do Qualyshow 2024. Promovida pela Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), por meio do Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria), e realizada desde 1994, a premiação já é considerada o “Oscar da Qualidade” e reconhece as melhores organizações do Amazonas nas categorias de Gestão e Processo. As vencedoras integram uma lista que já contabiliza 742 organizações reconhecidas, incluindo indústria, serviços e órgãos públicos.

Precedido em setembro pela 3ª Feira da Qualidade, o Qualishow, representa a última fase do PQA, culminando no esforço das organizações finalistas, que iniciaram sua jornada ainda no começo do ano.

A escolha das vencedoras ocorreu após rigoroso processo de avaliação, no qual participam 88 profissionais, que dedicaram mais de mil horas nessa tarefa. O Prêmio Qualidade Amazonas conta com patrocínio e apoio do Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), Governo do Amazonas e Suframa.

A modalidade “Processo” visa incentivar melhorias contínuas em processos produtivos, áreas de apoio, projetos de inovação e práticas sustentáveis, visando aumentar a qualidade, produtividade e competitividade das organizações participantes.

Na categoria de Grande Organização, sagraram-se as fábricas da Honda, Yamaha, Tutiplast, Sodecia e MK BR S/A Mondial. O Polo Industrial de Manaus (PIM) também brilhou na Média Organização, com as indústrias FCC, BMW e Knauf Isopor da Amazônia. Oftalnorte Ótica e Faço a Conta levaram ouro na categoria de Micro e Pequena Organização.

Na categoria Governamental, a Sedecti (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a Receita Federal foram homenageadas com placas. Já a categoria de Saúde rendeu menção ao Hospital Delphina Aziz (Saúde).

A modalidade Gestão é vista como sinônimo de evolução e busca pela excelência, no âmbito corporativo. Dentro da categoria dos 500 pontos, as escolhidas foram Flextronics e Inventus (Grande Organização); Visteon (Média Organização); Comando Militar da Amazônia (Administração Direta); Hospital Delphina Aziz (Saúde); e Instituto de Pesquisas Eldorado (Sem Fins Lucrativos). Na categoria dos 250 pontos, o pódio foi ocupado por Tutiplast (Grande Organização); Cigás (Média Organização); e clínica Julia Herrera (Micro e Pequena Organização). Setemp (Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo) e o Comando da 16ª Brigada de Infantaria da Selva brilharam na categoria de Administração Direta.

Um diferencial do PQA 2024 foi a realização da 1ª Gincana Solidária, que mobilizou as organizações participantes em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A Tutiplast Indústria e Comércio e a TCL Semp Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos sagraram-se na primeira e segunda colocações, respectivamente. As demais organizações que se destacaram nesse esforço foram BMW Motorrad da Amazônia; Climazon Industrial; Dunorte Locação de Máquinas e Logística; Kawasaki Motores do Brasil; Knauf Isopor da Amazônia; Mondial; e Siano Consultoria.

Reconstruindo a caminhada

Essa história do prêmio começou pequena, mas vimos que tinha de melhorar, para que passasse a ser aquilo que denominei ‘Oscar da Qualidade’. Ao longo desses anos todos, cada vez mais, ele evoluiu tecnologicamente. Neste ano, tivemos um grande número de concorrentes. E não são apenas as empresas privadas, mas também organizações militares e públicas. A premiação é para aqueles que realmente fazem acontecer em suas empresas, em processo e gestão”, enfatizou o presidente da Fieam, Antonio Silva.

De acordo com a coordenadora do Programa Qualidade Amazonas, e gestora do Dampi/Fieam, Erlen Montefusco, neste ano, a premiação teve um aumento de 30% no número inscrições, que se refletiu na quantidade de empresas vencedoras.

“A gente pode dizer que os resultados superaram as expectativas. Viemos de um processo de pandemia e estamos reconstruindo essa caminhada. Nesse ano, tivemos 91 empresas públicas e privadas concorrendo. E aqui, premiadas e reconhecidas, temos 56. É um saldo extremamente positivo”, comemorou.

A executiva explica que, embora o PQA tenha começado como uma premiação para reconhecer o valor da qualidade na indústria da Zona Franca de Manaus, acabou abrindo seu leque nos últimos 20 anos, incluindo no páreo empresas de comércio e serviços, órgãos públicos e até ONGs (organizações não governamentais).

“Em todos os segmentos, qualquer organização pode participar do projeto. E não é só o prêmio, que é só uma consequência. O que importa realmente é a melhoria que é feita na organização”, completou, acrescentando que já está trabalhando na concepção do PQA 2025.

“Experiência maravilhosa”

O empresário e diretor da Tutiplast Indústria e Comércio Ltda, Claudio Barrella, conta que sua empresa já participa do PQA desde 2011.

“Nos primeiros momentos, a gente ganhou honra ao mérito da galera. Depois, a gente foi conquistando prata e, mais tarde, alguns ouros. Estamos bastante otimistas e acreditamos que vamos ser uma das poucas empresas que vai conseguir dois ouros na mesma noite. Fizemos um trabalho bastante significativo, a apresentação foi muito boa, muito bem aceita”, contou.

Barrella diz que gosta que sua empresa participe do PQA, para incentivar seus colaboradores.

“Quem tudo isso são os funcionários e são eles que recebem essa premiação. Por isso, faço questão de participar todo ano e, neste ano, estou fazendo dois projetos. É importante você ter um prêmio desses na prateleira, porque ele conta com um critério bastante rígido de avaliação. Mas, se o seu projeto foi bem apresentado, bem esforçado, você ganha uma premissa. Além disso, é um congraçamento: todos estão envolvidos”, destacou.

Já o secretário executivo da Setemp, Paulo Gilson, classificou a experiência de participar da premiação, por meio da Sedecti, como “maravilhosa”. E já avisou que o órgão tem em seu planejamento a possiblidade de continuar participando das próximas edições do Prêmio Qualidade Amazonas.

“O PQA proporciona para a gente uma oportunidade de você olhar para dentro da organização, ver suas fortalezas, suas fraquezas, suas oportunidades e suas ameaças. E proporciona para a gente a possibilidade tomar atitudes que, com certeza, vão refletir na vida das pessoas. Vai nos ajudar a, cada vez mais, melhorar a qualidade da prestação do serviço para a população. Para 2025, a gente pretende continuar participando, até porque é um evento que só nos engrandece”, concluiu.

A lista completa dos vencedores, você confere no site fieam.org.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *