O surto de seis atletas do Flamengo contaminados com o coronavírus no Equador fez a diretoria suspeitar que a propagação da doença aconteceu na chegada ao país para os dois jogos pela Libertadores.
A um dia para o jogo com o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores, do grupo de 25 atletas que viajou para o Equador há uma semana, o técnico só tem três goleiros e 13 jogadores de linha à disposição. Seis jogadores do Flamengo tiveram exames positivos para Covid-19, entre eles Diego. O clube aguardava a contraprova para divulgar o número de contaminados.
Reforços que podem chegar à Guayaquil para o jogo contra o Barcelona (EQU): João Lucas (LD), Natan (Z), Gabriel Noga (Z), Guilherme Bala, (A), Lázaro (A) e Rodrigo Muniz (A)
De acordo com o jornal “O Dia”, Michael, Bruno Henrique e Isla também estão na lista. Além deles, estão com Covid-19 Matheuzinho e Filipe Luís. O vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, testou negativo após contraprova.
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que seis atletas testaram positivo para Covid-19 em exame realizado antes da partida contra o Barcelona de Guayaquil, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Os atletas estão assintomáticos, em isolamento na concentração e assistidos pelo Departamento Médico do clube”, disse o Flamengo em nota.
Os primeiros testes foram realizados neste sábado. Desde então os contaminados estão isolados. Com a confirmação dos casos , o Flamengo pode recorrer a jogadores inscritos que sequer viajaram para o Equador.
Para os dois jogos no Equador, o Flamengo viajou com um elenco de 25 jogadores. Mas a Conmebol permite a inscriçao de até 50 atletas.
O elenco do Flamengo permaneceu no país após a goleada de 5 a 0 sofrida para o Independiente del Valle. Segundo o protocolo da Conmebol, o time visitante deve fazer teste de PCR antes da viagem. Na cidade do jogo, a entidade realiza testes em toda a delegação oficial dos clubes envolvidos na partida.
Ainda de acordo com o protocolo, os casos positivos confirmados devem ser afastados por 14 dias antes de fazer um novo teste. Todos os jogadores do Flamengo que testaram positivo no primeiro exame já foram isolados.
O time já havia perdido o goleiro Diego Alves nos últimos jogos por causa da Covid-19, além de uma lesão no ombro. O segundo goleiro do elenco, César, é outro jogador que ficou afastado por causa do coronavírus recentemente.
O lateral João Lucas também está na lista. Além deles, outros nove jogadores foram contaminados. No total, o Flamengo já disgnosticou 18 do elenco principal com a Covid-19 desde o começo do ano.
Neste domingo, o Flamengo já não pôde treinar por causa da nebulosidade causada pelas explosões no vulcão Sangay, a leste de Guaiaquil. Uma partida do Campeonato Equatoriano teve de ser cancelada.
O clube também informou que o atacante Gabigol foi diagnosticado com uma lesão na coxa direita, e iniciou tratamento no Equador.